fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Você gravou um podcast e isso é ótimo! Mas agora você ouviu algo sobre SEO no podcasting para que mais pessoas o descubram e ouçam e ficou curioso sobre o tema.

Ao pesquisar um pouco mais, você percebe que precisa se concentrar no marketing e melhorar seus esforços em SEO para podcast é uma das melhores maneiras de fazer isso. 

Search Engine Optimization (SEO) é o termo usado para quando seu podcast foi otimizado para ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa. 

O SEO no podcasting eficaz torna seu podcast mais visível, o que o ajudará a atrair mais ouvintes. O melhor de tudo é que o SEO é perene.

Isso significa que, uma vez que seu podcast comece a ter uma boa classificação para uma determinada palavra-chave, você pode esperar que ele permaneça lá por um tempo sem custar mais dinheiro. Isso o torna uma das táticas de marketing mais gratificantes que existem. 

Siga este guia rápido e fácil para ajudá-lo a começar com o SEO no podcasting para atrair mais ouvintes e criar sua audiência.

Aplicando o SEO no podcasting

Os podcasts estão mais populares do que nunca. Eles são uma excelente forma de conteúdo que pode ser usada para todos os tipos de propósitos. Depois de gravar seu primeiro podcast, você precisará fazer com que as pessoas o ouçam. É aqui que entra o SEO no podcasting .  

O problema é que os podcasts também são incrivelmente competitivos se você cobrir um tópico geral do mercado. As pessoas encontram podcasts por meio de mecanismos de pesquisa e plataformas de streaming de áudio como Apple e Spotify. Se o seu podcast não aparecer no topo dos resultados da pesquisa, você terá dificuldades para ser encontrado por novos ouvintes em potencial. 

Uma grande adição ao algoritmo do Google é que agora ele mostra podcasts nos principais resultados de pesquisa para determinadas consultas. Se você conseguir seu podcast no snippet recomendado, isso pode resultar em muito mais ouvintes indo em sua direção. É por isso que é tão importante obter o SEO certo para o seu podcast. 

Como otimizar seu podcast

SEO é um grande tópico, e obter seus podcasts perfeitamente otimizados para SEO exige uma boa quantidade de conhecimento e experiência. Para facilitar as coisas, aqui estão algumas das estratégias mais importantes que você pode adotar para tornar seu podcast mais amigável para SEO.

1. Encontre as palavras-chave certas

O primeiro passo para o SEO no podcasting é otimizar seu podcast para as palavras-chave certas. Palavras-chave são as frases que as pessoas pesquisam no Google (ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa). Seu objetivo é encontrar as palavras-chave mais relevantes para seu podcast e garantir que seu podcast esteja listado corretamente com essas palavras-chave. 

Você pode usar ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave, como Ubersuggest ou Wordstream, para encontrar palavras-chave relevantes. Ou você pode simplesmente começar a digitar no Google e ver o que ele tenta lhe dar. Essas sugestões são as frases mais pesquisadas.

Preste atenção ao volume de pesquisa da palavra-chave ou frase (com que frequência a palavra-chave é pesquisada), bem como a dificuldade da palavra-chave. Idealmente, você deseja uma palavra-chave de alto volume e baixa dificuldade. 

Depois de encontrar uma palavra-chave que melhor descreva seu podcast, inclua essa palavra-chave no título e na descrição do podcast.

Por exemplo, se você hospedar um podcast sobre pais, sua palavra-chave pode ser “podcast para pais” ou “podcast sobre crianças pequenas”. Inclua essas palavras-chave sempre que puder descrever seu podcast, mas certifique-se de que faz sentido e não apenas deixe o seu texto repetitivo.

2. Adicionar divisões

As divisões são usados ​​para dividir seu podcast longo em seções e rotular cada seção com o tópico específico que ela cobre. 

Isso é importante para o SEO no podcasting, porque a maioria das pessoas vem aos mecanismos de pesquisa com perguntas. Se o seu podcast estiver claramente dividido em tópicos, os usuários poderão navegar rapidamente para a pergunta que estão procurando. Isso também oferece a oportunidade de otimizar cada seção de carimbo de data/hora em torno de uma palavra-chave. 

3. Escreva descrições detalhadas de podcasts

A descrição do seu podcast é o lugar perfeito para que o Google saiba do que se trata o seu conteúdo. Já mencionamos adicionar suas palavras-chave de destino a esta descrição, mas certifique-se de também entrar em detalhes descrevendo o episódio e sobre o que se trata. 

Leia também: O que são as show notes e qual a importância para seu podcast

Os algoritmos do Google são incrivelmente inteligentes e podem coletar uma enorme quantidade de informações das descrições. Quanto mais informações relevantes você adicionar, mais você estará se comunicando com o mecanismo de pesquisa. Isso ajudará o mecanismo de pesquisa a recomendar seu podcast para as consultas mais relevantes.

Como o Google exibe apenas os primeiros 150 a 160 caracteres na descrição, é vital adicionar suas palavras-chave e as informações mais importantes primeiro.

4. Publique podcasts de forma consistente

Esteja você publicando podcasts, vídeos ou postagens de blog, a consistência é um fator para o SEO no podcasting. Em vez de publicar muitos episódios em um curto espaço de tempo, estabeleça um cronograma de publicação e cumpra-o o máximo que puder. 

A consistência ajuda a manter seu podcast relevante e visível nos resultados de pesquisa. A maioria dos podcasts mantém episódios semanais ou mensais para garantir que eles mantenham um fluxo constante de conteúdo e permaneçam na mente de seu público.

5. Transforme seu podcast em um post de blog

Uma excelente estratégia para usar no seu podcast para obter mais tráfego é transformá-lo em um post de blog. Você já tem todas as informações em seu podcast, então por que não reaproveitar isso em uma postagem no blog? Isso lhe dá mais poder de SEO, pois você aumenta suas chances de ser visto por um algoritmo de mecanismo de pesquisa.

Existem diferentes caminhos que você pode tomar aqui. Você pode simplesmente transcrever seu podcast e usar essa transcrição como base para sua postagem no blog. Ou você pode resumir e editar a transcrição em uma postagem de blog verdadeira, legível por humanos e pelo Google.

Certifique-se de mantê-lo fácil de ler e usar a mesma palavra-chave de destino no título e no corpo do texto da postagem do seu blog. Claro, incorpore seu podcast na postagem do blog para que o tráfego do seu blog possa se transformar em ouvintes do podcast. 

6. Peça aos convidados do seu podcast para ajudar a promover

Se você tiver convidados em seu podcast, peça em seu acordo com eles que postem sobre seu podcast em seu próprio blog ou site. Fazer isso dá ao seu podcast um backlink valioso, que é um fator importante no SEO.

Ao fazer com que seus convidados publiquem links para seu podcast, você pode obter mais backlinks e, ao mesmo tempo, promover seu podcast para um novo público. Mais exposição ajudará seu podcast a subir no ranking. 

Concluindo…

Acertar o SEO do seu podcasting é, sem dúvida, uma das maneiras mais eficazes de aumentar a descoberta para aqueles que procuram o tópico do seu podcast. Deve formar uma das principais áreas da sua estratégia de marketing de podcast. A melhor parte é que não é muito difícil de fazer.

Contanto que você tenha identificado seu público-alvo, usado as palavras-chave certas e tenha certeza de que seu podcast oferece um valor genuíno, há uma boa chance de ele ter uma boa classificação.

Siga o guia simples acima e, com o tempo, você verá os resultados.

Esse texto é uma tradução adaptada do conteúdo publicado por Jeff Dolan no blog da Wave.


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho