fbpx
Foto de cottonbro no Pexels

Muitos podem até saber o que é, mas, de fato, não dão devida importância a essa prática tão poderosa

Existem alguns processos que devemos seguir durante a produção de podcasts. Claro que teremos sempre as partes legais, mas com certeza também passaremos por aquelas etapas não tão agradáveis, como é o caso das show notes.

Caso você não tenha ideia do que eu estou falando, tenha em mente que as show notes são, nada mais, nada menos, do que as anotações ou descrição feita sobre cada episódio do seu podcast. Elas entram no campo de descrição nos agregadores e plataformas. 

Não é porque a tarefa não te agrada que você não deve realizá-la. Essas anotações sobre o episódio, apesar de parecer algo desnecessário, fará total diferença para o seu programa. 

Por que preciso fazer?

1- Quem não é visto, não é lembrado (muito menos cogitado a ser ouvido, nesse caso)

Essa descrição, por ser feita em texto, é uma das maneiras que fará o seu podcasts ser localizado e listado pelos mecanismos de busca que temos hoje. 

2- Comunicar com os atuais ouvintes

Faça um breve resumo do episódio para seus ouvintes saberem o que esperar. Além disso, aposte em links com as fontes de onde o conteúdo foi consultado para caso o seu ouvinte tenha alguma curiosidade.

3- Conectar com os futuros ouvintes

Invista em um texto que vai ser útil para que te encontrem por aí. Novos ouvintes precisam te ver e essa é uma maneira que você vai aparecer para eles.

Dica bônus: Aproveite esse espaço para fazer um guia de minutagem, tanto para ouvintes quanto para pessoas que se interessaram pelo título aleatoriamente. Esse guia terá duas principais utilidades – e sua audiência vai amar, por isso é tão importante.

A primeira é que aqueles que ainda não ouviram vão ter um direcionamento sobre o conteúdo do episódio. E a segunda é que dará a possibilidade – tanto para quem já ouviu quanto para quem está ali pela primeira vez – de escolher um trecho de maior interesse e ir direto ao ponto. 

Veja aqui como fazer uma boa descrição para os episódios do seu podcast

Agora que entendeu que, apesar de desagradável, ter sua descrição bem elaborada é importante e vai dar bons resultados ao seu programa, não deixe de fazer as suas.

Espero que tenha curtido o conteúdo. Se ficou com dúvidas é só comentar que nós te ajudamos! 😀


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.