fbpx

Muitas pessoas que querem começar um podcast se vêem num mar de informações sem saber o que fazer com elas. Por isso, saber estruturar seu conteúdo vai resolver essa confusão.

Pode até soar um tanto repetitivo eu começar esse texto te dizendo isso, mas eu preciso. Não adianta ter todas as informações do mundo se você não souber exatamente o que deve fazer com elas.

É muito confortante ouvir que “o importante é começar”, mas alguns cuidados precisam ser tomados. Eu concordo com essa afirmação, mas defendo que algumas coisas precisam, sim, estar definidas para que as chances de sucesso do seu podcast sejam ainda maiores.

Por isso, hoje te trouxe três etapas para você dividir a estruturação do seu conteúdo antes de soltá-lo para o mundo. Você pode achar perda de tempo, mas não é. Confie! Essas dicas vão trazer mais consistência para seu podcast a longo prazo.

Três etapas para estruturar seu podcast

Defina um tema

Parece óbvio, mas quero destacar essa parte do processo. Quem está começando no podcasting depois de muito tempo enquanto ouvinte, pode pensar que o podcast é simplesmente falar o que se tem para falar naquele momento.

Ainda que alguns podcasters produzam conteúdos menos engessados, com um tom mais livre e informal, tenha certeza que eles se pautam em seus temas. Isso vai criar uma linha de racioncínio para seu ouvite seguir.

Procure uma categoria com a qual você tenha afinidade. Depois disso, pense na recorrência de produção. Quais assuntos vou abordar? Consigo sustentar a frequência de lançamentos dentro deste tema? São algumas reflexões que você pode fazer no momento da escolha.

VEJA COMO PROMOVER SEU PODCAST E CONTRUIR SUA AUDIÊNCIA

Pense nas temporadas do seu podcast

Essa é uma etapa que vai te fazer entender a dinâmica e planejar seu conteúdo com mais consitência. Seja definindo um perfil de entrevistado, um tipo de história ou abordagem, tenha essa visualiação mais ampla do que você pretende produzir.

Deixar a produção livre pode funcionar, mas isso também pode gerar alguns transtornos no futuro. Podcasts nos surpreendem e você também pode se surpreender se, por acaso, ele tomar um rumo diferente do que você tinha planejado.

Visualizando as possíveis futuras temporadas, você se mantém no controle. Sabe o que esperar e sabe o que será produzido. Sem surpresas e, consequentemente, sem imprevistos.

Pense no formato e crie um esboço

Apesar de levar um tempinho, essa etapa é fundamental e, aliás, bem legal de fazer. Por um momento, pense em como você imagina que vai ser o episódio – como você quer que ele seja.

No caso de um entrevista, pense nas perguntas que vai fazer, possíveis respostas e outros desdobramentos que a conversa pode ter.

Ainda que seu conteúdo seja mais descontraído e menos engessado, é importante pensar nas partes que esse episódio terá. Entender cada momento vai fazer com que a parte prática (gravação e edição) seja ainda mais satisfatória.

Fonte: Resonate


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.