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Promover um podcast e criar uma comunidade pode ser uma tarefa difícil para grande parte dos podcasters, mas separar em seu fluxo de trabalho um espaço para marketing é muito importante. 

Existem muitas maneiras diferentes de promover um podcast – algumas podem te agradar, outras talvez não. Por isso, trouxemos algumas dicas com varias opções, veja o que funciona para você e o que não funciona. Experimente ao longo do tempo. 

Promoção de podcast começa com seu público existente

O primeiro ponto – e o mais importante nisso – é saber exatamente quem você quer alcançar. Você também precisa saber o que você quer, além de simples download e picos de tráfego.

Você pode gastar muito tempo ou dinheiro promovendo seu show no lugar errado, ou de maneira errada,assim, alcançando um grande (mas temporário) aumento de escutas.

Se você não conhece seu público, como fará com que eles mantenham a frequência de escuta? 

Não confunda cliques pontuais com crescimento. O que você deve fazer é perguntar a si mesmo, “onde estão meus ouvintes ideais?”

Chamadas à Ação

Dois dos erros de promoção de podcast mais comuns são;

  1.  ignorar aqueles que estão ouvindo
  2. desperdiçar chamadas para a ação

Mesmo que você tenha ‘apenas’ 20 ouvintes regulares, são 20 pessoas que podem ajudá-lo a alcançar um público muito maior.

Sua chamada à ação, do inglês call to action, é algo que você pode pedir ao seu ouvinte no final de cada episódio. Muitos podcasters pedem avaliações, porque acham que isso ajudará o podcast a crescer. As críticas são importantes, mas não são primordiais quando se trata de aumentar a audiência.

Em vez de pedir ao seu público para revisar seu podcast a cada episódio, experimente algumas outras chamadas para ação que poderiam causar mais impacto. Um ótimo lugar para começar é pedir que ele envie o show para um amigo que poderia gostar.

Você pode até fazer um jogo de engajamento com isso: diga aos seus fãs para recomendar seu podcast para um amigo diretamente no Twitter mencionando o @ do seu show no tweet. Então, agradeça a esse ouvinte em seu próximo episódio.

Pesquisas de Audiência

Esta não é uma estratégia para novos podcasters que ainda não têm audiência. Mas se você tem feito um show por 3 meses ou mais, então você pode obter alguns insights de crescimento inestimáveis de uma pesquisa de audiência.

Seus fãs existentes podem dizer muito sobre o seu show. Por exemplo, como ou onde eles descobriram? Se muitos ouvintes o encontraram no mesmo lugar ou da mesma maneira, você pode investir nisso.

Você pode perguntar aos seus ouvintes o que eles gostam no show. Que tópicos eles gostam que você cubra? Dê-lhes um lugar para lhe dizer todas as suas curtidas e desgostos, e, em seguida, adapte seu conteúdo em torno desse dado.

Títulos de Episódios

A forma como você classifica seus episódios tem um grande impacto em seus números de download geral.

A pior coisa que você pode fazer é usar um sistema de nomeação como “Episódio 6”. Rotular conteúdo com números não faz nada para ativar a curiosidade do seu ouvinte,  não dá nenhuma dica do que está contido dentro.

Tudo depende do conteúdo, mas estatisticamente os títulos mais bem sucedidos são coisas como “como…”, “5 maneiras de…”, “7 dicas para…”, etc. 

Promoção de podcast através da publicidade

Se você pode investir há sempre a opção de pagar para promover o show. 

Há um monte de lugares diferentes em que você pode anunciar. Sempre dependerá do seu tópico e público, mas estes vão desde anúncios do Google e redes sociais, até boletins informativos e revistas impressas.

Parcerias

Outros podcasts estão produzindo sobre tópicos parecidos com os seus? Você não precisa ver isso como competição. Não é como se os ouvintes só pudessem assistir a um show, é possível acompanhar mais de um podcast.

Os ouvintes de podcast assinam muitos programas diferentes, e eles geralmente serão baseados em assuntos semelhantes.

Então, quais podcasts ativos estão lançando conteúdo para o mesmo público-alvo que você? Por que não elaborar uma lista deles e fazer algum trabalho em conjunto?

Pode ajudar a compartilhar suas audiências, o que beneficiará a todos.

Uma maneira comum de fazer isso é co-apresentar um episódio juntos, que é então publicado para ambos os seus feeds.

Visibilidade através do suporte financeiro

Assim como a tradicional rota publicitária da promoção de podcasts, você pode estar em posição de dedicar um pequeno orçamento para ganhar visibilidade extra.

Você pode literalmente patrocinar outro podcast em seu nicho ou tópico mais amplo. Esta pode ser uma maneira muito eficaz de ganhar novos ouvintes se bem feito. 

Essa rota também não se aplica apenas a outros podcasts. Patrocine sites, revistas e outros meios para ganhar visibilidade.

Criar vídeos compartilháveis

O áudio é sim mais difícil de “se tornar viral” por ser uma forma mais longa e um conteúdo não visual. Uma boa maneira de tornar seu áudio mais compartilhável é transformá-lo em clipes de vídeo curtos. A maneira mais popular de fazer isso é com audiogramas ou  ter um clipe do seu show transformado em um desenho animado!

Promoção presencial

Acredite ou não, é possível fazer sua promoção de podcast longe da tela!

Há alguma conferência ou convenções acontecendo no próximo ano? Por que não entrar em contato para saber sobre a possibilidade de um estande ou organizar uma sessão, painel ou oficina?

Seu podcast com certeza ganhará mais visibilidade. 

É possível?

Lembre-se é importante estabelecer metas e expectativas realistas para evitar ficar desiludido com seu show. Cada podcast é único e toma o tempo necessário para se desenvolver, não se compare aos outros, crie o seu conteúdo no formato que funciona para você e seu público. 

Espero que esse artigo tenha lhe dado muitas ideias e dicas para elaborar seu próprio plano de crescimento.

E se você quiser ajuda mais personalizada com a promoção de podcasts, ou qualquer outro aspecto do podcast, entre em contato conosco. Nosso time de experts está pronto para te ajudar. 


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