fbpx

Quem está envolvido na produção de podcasts sabe da importância de ter um fluxo de trabalho bem definido para, assim, poupar e otimizar tempo. Por isso, hoje vamos te mostrar como você pode usar a ferramenta Trello para podcast.

Se você ainda não conhece, o Trello é um aplicativo de gerenciamento de projeto onde é possível organizar tarefas e montar um fluxo de trabalho em torno delas. Já tá curtindo, né?

Hoje o Trello também é usado por empresas, mas também será um mão da roda para você que gerencia seu projeto sozinho e precisa criar um fluxo na sua rotina para fazer a engrenagem rodar de fato.

O aplicativo é organizado, basicamente por listas e cartões. As listas podem ser temas as serem resolvidos, podem ser etapas de um processo a ser realizado e várias outras coisas. O que manda é a sua imaginação na hora de criar seu painel.

Dentro dessas listas, é possível criar cartões, que, no caso, podem ser as atividades que você precisa desenvolver sobre um certo tema ou etapa de produção.

Ainda dentro dos cartões, são várias as funcionalidades que podem e vão te auxiliar. É possível criar etiquetas de identificação, checklists, datas de finalização (ou a data que desejar), anexar arquivos, incluir links, membros – caso você não esteja sozinho – e muito mais.

Trello para podcast

Hoje vou te sugerir um tipo de organização básico que você pode fazer para sua produção.

  • Primeiro cria quatro listas dentro do seu painel de trabalho.
  • Na primeira delas, uma opção é você deixá-la para brainstorm. Ou seja, um espaço que, sempre que tiver uma ideia para um episódio, você pode anotá-la – sem pretensões, mas anote!
  • Na segunda, indico que seja uma lista de ideias também, porém mais consistentes. Viu potencial em algumas das suas ideias? Então crie um card nessa segunda lista – que você pode chamar de ‘pautas’.
  • Na próxima pode ser simplesmente um apoio para visualizar mais claramente o seu fluxo de trabalho. Teve um episódio finalizado? Então mova o card respectivo para essa lista.
  • Por último, você pode ter uma lista dos podcasts publicados. Ou seja, os afazeres acabaram, mas você consegue acompanhar o que tem produzido.

Cards, etiquetas e regras

A organização das listas é a parte mais básica e você pode fazer como preferir. A grande magia está dentro dos cartões – ou cards – e vou te dar algumas ideias sobre isso.

Seguindo esse modelo que te sugeri, quando sua ideia for para a lista de produção, registre naquele cartão tudo sobre o episódio.

Como eu te falei, é possível colocar datas e checklists, o que vai ajudar demais. Com quem você precisa falar, quem são seus entrevistados? Qual a descrição do episódio? Anote lá também.

Minha indidação é fazer um checklist com os to do daquele episódio. Além disso, quando você inclui datas das suas tarefas, você pode ter uma visuzaliação melhor ao ativar o modo calendário (Calendar power Up), que fica ali mesmo no seu painel.

As etiquetas também são muito úteis para classificar seu podcast. Você tem diferentes séries de conteúdo no seu podcast? Então elas podem te ajudar muito a diferenciar cada um no painel do Trello.

Além disso, algo que eu acho fantástico, é poder criar regras no painel. Você pode, por exemplo, indicar para o Trello: “sempre que eu incluir a etiqueta amarela em um cartão da lista tal, mova o cartão para tal outra lista”. E assim por diante, o céu é o limite na organização desse fluxo.

Espero que você goste da plataforma. Se você já usa o Trello, comente aqui embaixo uma dica legal que você aplica na sua organização!


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.