fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Se você produz um podcast, já deve ter considerado o quão valiosa pode ser uma transcrição para o seu conteúdo. Uma transcrição do seu podcast não só aumenta a acessibilidade do seu material, mas também oferece uma série de outros benefícios. Então, vamos explorar por que você deve pensar em transcrever seus episódios.

Tudo sobre a transcrição de podcast

O que são as transcrições?

Transcrições são registros textuais de todo o conteúdo falado em um podcast, convertendo o áudio em texto escrito. Esses registros textuais são uma representação detalhada do conteúdo do podcast, permitindo que os ouvintes leiam e compreendam o material de forma mais acessível e conveniente.

Além disso, as transcrições são valiosas para indexação por mecanismos de busca, tornando mais fácil para os usuários encontrarem e acessarem o seu conteúdo online.

Por que você deve pensar na transcrição?

A transcrição do seu podcast é mais do que apenas um recurso acessível para os deficientes auditivos. Ela também amplia a diversidade do seu conteúdo, oferecendo uma alternativa para aqueles que preferem consumir informações por meio de texto ou têm dificuldades com a audição. Além disso, a transcrição pode expandir significativamente o alcance do seu podcast, como foi citado anteriormente.

Acessibilidade

Transcrever seu podcast torna o conteúdo acessível a um público mais amplo, incluindo pessoas com deficiência auditiva. Assim, a acessibilidade é uma consideração importante para garantir que seu conteúdo seja inclusivo e atenda a diversos públicos, sem oferecer limitações.

Diversidade de conteúdo

Além de tornar seu conteúdo acessível, a transcrição do podcast oferece uma nova forma de consumir seu material. Portanto, você pode transformar a transcrição em um blogpost ou, entre diversas possibilidades, extrair fragmentos de conteúdos para abastecer as redes sociais.

Ampliação do seu alcance

Quando você diversifica o formato do seu conteúdo com transcrições, atinge mais pessoas e diferentes públicos. Dessa forma, atrairá um novo público que poderá levar a um aumento no alcance do seu podcast, resultando em mais ouvintes, mais engajamento e em mais oportunidades de crescimento.

Como fazer a transcrição do seu podcast

Não posso deixar de dizer que criar uma transcrição manualmente é uma opção. Porém, felizmente, hoje em dia, existem diversas plataformas e serviços que podem automatizar o processo de transcrição do seu podcast, poupando esse longo tempo e esforço.

Basta enviar o arquivo de áudio e aguardar a transcrição ser gerada, facilitando todo o processo. Algumas plataformas que fazem isso por você é a Descript e o Transistor, que, inclusive, anunciou recentemente sua nova ferramenta de transcrição automática.

Tanto nesses quanto em qualquer outro software, é difícil garantir que a transcrição será precisa. Por isso, é sempre recomendado que o texto gerado automaticamente seja revisado. As plataformas, no geral, criam o arquivo e o disponibilizam em um editor próprio para as possíveis correções que sejam necessárias. Então, fique atento!

Onde publicar a transcrição?

Após obter a transcrição do seu podcast, você pode publicá-la em diferentes locais, como no seu site, na página dedicada ao podcast, ou mesmo nos agregadores de podcast que oferecem espaço para transcrições. Além disso, as transcrições podem ser úteis para legendar conteúdos em áudio que você deseja compartilhar em plataformas como o YouTube, por exemplo.

Investir na transcrição do seu podcast é uma estratégia inteligente para aumentar a acessibilidade, diversidade de conteúdo e alcance do seu material. Ao tornar seu podcast mais acessível e fácil de encontrar, você está expandindo sua audiência e impacto. Portanto, considere incorporar transcrições aos seus episódios para colher os benefícios que elas oferecem.


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho