fbpx

O hábito de ouvir podcasts é cada vez mais frequente no Brasil. O país ocupa o quinto lugar no ranking mundial de crescimento da produção de podcast. Afinal, cerca de 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia e o número tende a crescer, segundo estudo realizado pela Globo em parceria com o Ibope. Como destacar então seu produto nesse mercado de grandes oportunidades?

Muitos podem ser os problemas nesse processo, criar conteúdo de referência, estabelecer autoridade, produzir, gravar e editar tudo e tantas outras questões que circundam o mundo dos podcasts. É preciso então analisar qual dessas questões parece ser a maior de todas e como solucioná-la. Por isso, a The Podcast Host, uma das maiores plataformas de produção de podcast dos EUA produziu uma pesquisa com seu público.

Mais de duzentos e cinquenta participantes explicaram seus temores, questões e problemas no universo do podcasting, destacando-se entre todas as respostas uma maioria de preocupações quanto à promoção. 47,7% dos entrevistados afirmaram encontrar nesse recurso os maiores desafios da profissão.

“Coloquei meu trabalho lá fora, mas ninguém consegue encontrá-lo” e tenho dificuldade de colocar meu trabalho lá fora” podem parecer afirmações bem distintas, mas a realidade é que ambas se conectam e relacionam no âmbito das promoções de podcast. Mais do que apenas divulgar uma ideia, é preciso vendê-la. 

O Apple Podcasts recebia 2.395.995 podcasts até dezembro de 2021.Entretanto, existem apenas 548.447 podcasts ativos nos podcasts da Apple. O que isso indica? Muitos começam, mas poucos produzem com constância. É preciso então estabelecer desde o início que ideias você quer comunicar, como e efetivar um cronograma para que elas não se percam. É assim que você irá se destacar. 

Se você está lançando episódios regularmente, você já tem uma vantagem sobre mais de 77% dos outros podcasters da plataforma. É através da constância, visualizações e reviews dos seus ouvintes que você conseguirá se promover. Sua audiência precisa saber que você existe, mas para isso seu conteúdo precisa chegar a eles, o que só acontece através de uma produção de qualidade e rotina.

Podcasting é como um trabalho de semear, você precisa se dedicar mesmo que não esteja vendo os frutos ainda. O trabalho e a rotina que você cria facilitam não só o reconhecimento do seu público, mas o seu próprio, descobrindo quais pontos são consistentes e quais precisam ser melhorados no seu produto. 

Ao fornecer informações, entretenimento e inspiração para outras pessoas é inteiramente possível que seu podcast chegue a outros públicos que indicarão a outros possíveis ouvintes.

O processo pode ser demorado, mas não significa que é solitário. 

Comunidades ajudam 

Todo processo de divulgação precisa ter uma base forte, buscar ajuda em amigos, a uma rede de podcasters ou companhias, pessoas que passam diariamente pela mesma situação e sabem os melhores caminhos para as soluções mais práticas, é uma forma simples de lidar com a situação. 

A experiência conta muito. É a diferença entre uma solução pessoal e testada e uma abordagem padrão, de tamanho único, de ninguém.

Sabemos da importância desses detalhes ao fazer um podcast. Por isso, estamos aqui para te ajudar.


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.