fbpx

Estaríamos mentindo para nós mesmos se não admitíssemos que existe um fascínio peculiar por entrevistas que dão errado.  Basta uma rápida pesquisa no YouTube para encontrar um monte de “erros de entrevista” e “momentos constrangedores durante uma entrevista”. Por isso, hoje você descobrirá como preparar convidados para um podcast.

É até engraçado ver tudo se desenrolar quando você não está na berlinda. Mas quando você está como entrevistador, a história é totalmente diferente. Você rapidamente percebe que, embora alguns contratempos nas entrevistas estejam totalmente fora do seu controle, muitos podem ser evitados por meio de um elemento crucial: a preparação.

Saiba como preparar convidados para um podcast

Preparar convidados para um podcast é a base de uma entrevista de sucesso. Isso melhora sua estrutura, controle e cria um roteiro claro dos principais tópicos e assuntos a serem explorados.

Nessa postagem aqui no blog do BDG, orientaremos você em cinco etapas essenciais para garantir que seus convidados estejam devidamente preparados e que sua entrevista de podcast seja inesquecível (pelos motivos certos). 

P.S. Fique ligado até o final para saber como manter seus convidados engajados após a entrevista.

1: Faça sua pesquisa

Não há nada pior para um convidado e ouvinte do que ouvir o início de um podcast e ficar claro que o apresentador (Host) não tem uma boa compreensão do convidado ou de sua experiência.

Por isso, antes da entrevista agendada para o podcast, é essencial conhecer o seu convidado e o seu trabalho. Isso significa realizar pesquisas completas sobre seus antecedentes, realizações e áreas de especialização para ver como isso se encaixa com a sua audiência

Assim, como regra geral, os convidados pra o seu podcast devem:

  • Criar valor aos seus ouvintes por meio de conhecimento ou experiência
  • Ter uma história interessante e envolvente para contar 
  • Encaixar ao público do seu podcast
  • Ser confiável e credível
  • Ficar confortável e confiante nas entrevistas 

Além da pesquisa independente, sugerimos que esta etapa seja colaborativa. Entre em contato com seu convidado com antecedência para saber se há algum tema ou promoção específica que ele gostaria de destacar durante a conversa ou em sua breve biografia.

E não tenha medo de contar suas próprias histórias com o convidado. Por exemplo: Como você os conheceu? Você tem alguma história peculiar sobre eles? Existe algo pessoal com o qual você pode se identificar? Os ouvintes (e convidados) adoram isso. 

2: Informe seu convidado sobre o formato do seu podcast

Envie ao seu convidado um breve e-mail explicando detalhes essenciais sobre o seu podcast, como formato, público típico, duração prevista da entrevista e como você planeja promover o episódio. 

Dessa forma, você vai ajudar os convidados a se familiarizarem mais com quem você é, o que faz e quem é seu público, fazendo com que se sintam mais confortáveis ​​durante a entrevista. 

3: Agende um dia e horário

O agendamento pode parecer óbvio, mas pode rapidamente se tornar uma fonte de frustração se não for tratado de forma eficiente. 

Para evitar contratempos de agendamento, considere usar um aplicativo de calendário, como o Google Calendar  ou o Calendly , para agilizar o processo. Dessa forma, você pode facilmente coordenar com seu convidado a localização de um dia e horário adequados para a entrevista, garantindo que ambas as partes estejam alinhadas.

Depois de definir uma data e hora (tenha cuidado com os fusos horários!), envie ao seu convidado um link para adicionar ao calendário digital.

Este convite de calendário deve ter uma visão geral do podcast e sobre o que você estará conversando, quaisquer links de gravação relevantes para eles participarem e um link para as perguntas da entrevista (caso você as forneça com antecedência, o que nem sempre recomendamos). 

4: Forneça orientação técnica

Questões técnicas podem atrapalhar uma entrevista antes mesmo de ela começar, por isso é crucial fornecer ao seu convidado instruções detalhadas sobre os aspectos técnicos da gravação. 

Se você estiver gravando remotamente, certifique-se de que seu convidado esteja em um espaço silencioso com boa acústica e possa fechar uma porta para ter privacidade, se necessário. Além disso, verifique a conexão com a Internet para garantir a compatibilidade com o seu software de gravação. 

Se você não estiver usando um software de gravação remota que capture você e seu convidado, reúna informações sobre o equipamento de gravação e mostre como usá-lo de maneira eficaz.

Aqui está uma lista de verificação rápida para ajudá-lo a preparar sua configuração de gravação:

  • Microfones e fones de ouvido: confirme se ambos os microfones estão conectados e funcionando corretamente. Certifique-se de que todos os participantes estejam com fones de ouvido, pois isso é crucial para monitorar a qualidade do áudio durante a entrevista.
  • Configurações do mixer e do software: Verifique novamente todas as configurações do mixer e do software do seu equipamento de gravação. Certifique-se de que seu computador esteja configurado para capturar e gravar o som com precisão. Isso inclui a verificação dos níveis de entrada do microfone e do roteamento de áudio.

Ao dedicar alguns minutos a essas verificações, você pode resolver proativamente quaisquer problemas técnicos e garantir uma sessão de gravação de podcast tranquila. É um pequeno investimento de tempo que pode evitar possíveis interrupções e manter seu podcast no caminho certo.

Se você estiver trabalhando com Bicho de Goiaba , nada disso será sua responsabilidade, pois nós vamos acompanhar a gravação e garantir que o apresentador e seus convidados tenham o melhor som possível. 

Minimize distrações

Embora o ruído de fundo seja muitas vezes inevitável, existem medidas que você pode incentivar seus convidados a seguirem com antecedência para minimizar as distrações.

Antes da entrevista, ajude seu convidado a criar um ambiente livre de distrações. Certifique-se de não ter outros compromissos ou tarefas durante o período da entrevista. Tranque a porta do escritório, silencie o telefone e cuide de animais de estimação para evitar interrupções. 

Se você estiver gravando um vídeo, incentive seus convidados a se posicionarem diante de um fundo limpo em uma sala bem iluminada. Isso ajudará a manter o aspecto profissional do seu programa e a manter o foco do público no palestrante. 

Na maior parte, o ruído de fundo poderá ser eliminado na pós-produção, mas ainda recomendamos tentar evitar qualquer ruído externo desnecessário.

5: Envie temas e exemplos de perguntas com antecedência

Para ajudar seus convidados a se sentirem mais à vontade e melhor preparados, envie os tópicos da conversa do eposódio e alguns exemplos de perguntas pelo menos uma semana antes da gravação. 

Embora essas perguntas não precisem ser tão aprofundadas quanto o roteiro do podcast , essas informações permitem que os convidados tenham tempo para organizar seus pensamentos e respostas. A razão pela qual dizemos alguns exemplos de perguntas em vez de todas as perguntas da entrevista é porque você deseja que a conversa seja o mais natural possível. Se você enviar todas as perguntas antes, corre o risco dos convidados memorizarem as respostas e parecerem robóticos. 

Você também pode pedir a seus convidados histórias relacionadas, que você pode solicitar que compartilhem durante a entrevista. 

Uma narrativa envolvente pode melhorar significativamente o conteúdo do seu podcast. Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao fazer perguntas:

  • Evite perguntas básicas de sim/não que não tenham espaço para discussões de acompanhamento
  • Evitar perguntas indutoras (perguntas que incentivam uma resposta desejada)
  • Não faça muitas perguntas ao mesmo tempo, mas concentre-se em um de cada vez.

Ao formular suas perguntas, sempre mantenha o público em primeiro plano. O que seus ouvintes achariam mais atraente na história ou nos insights do seu convidado? 

Você pode até fazer crowdsourcing de algumas perguntas antes da gravação. Fique online e pergunte ao seu público o que eles gostariam de ouvir. 

É essencial encontrar um equilíbrio entre perguntas sérias e alegres e lembrar que a forma como o seu convidado responde pode levar a conversa em direções inesperadas e emocionantes, por isso, esteja preparado para abandonar o seu roteiro e seguir o fluxo, se necessário. 

Perguntas indicadas:

Aqui está um resumo de como estruturar as perguntas da entrevista do podcast:

  • Perguntas abertas: inicie a conversa com perguntas abertas que incentivem seu convidado a compartilhar sua experiência e jornada pessoal. Essas perguntas servem como um ponto de partida envolvente e ajudam a manter a conversa fluindo.
  • Perguntas de acompanhamento: adapte suas perguntas com base nas respostas dos convidados. Use perguntas de acompanhamento para buscar esclarecimentos, aprofundar seus pontos ou explorar caminhos interessantes que surjam durante a conversa.
  • Histórias pessoais : O ser humano é atraído por histórias. Incentive seu convidado a compartilhar histórias pessoais relacionadas ao assunto em questão. Esses assuntos humanizam a conversa e a tornam mais compreensível e envolvente para seus ouvintes.
  • Perguntas de insights e conselhos: Lembre-se de que seu objetivo principal é extrair insights instigantes de seu convidado. Elabore perguntas que os levem a compartilhar suas perspectivas e conselhos únicos sobre o assunto. Essas perguntas devem encorajar uma reflexão profunda e fornecer conclusões valiosas para o seu público.

“Muitas vezes é uma boa ideia agendar uma ligação prévia com seu convidado antes de gravar a entrevista. Com isso; você pode estabelecer um relacionamento com seu convidado, descobrir tópicos que deseja aprofundar e nos quais talvez não tenha pensado e permitir que o convidado faça qualquer pergunta sobre seu podcast. Quando você e seu convidado se sentirem confortáveis ​​e preparados para a entrevista, muitas vezes descobrirão que a conversa flui muito mais suavemente.”

Sarah Zandbergen, produtora da Quill Inc.

6. Bônus: fazer seus convidados se sentirem confortáveis 

Preparar convidados para um podcast antes de uma entrevista é essencial para criar uma atmosfera acolhedora e confortável. Quando os convidados se sentem à vontade e ouvidos, é mais provável que eles se abram, compartilhem informações valiosas e tornem o episódio do seu podcast verdadeiramente envolvente.

Dicas para receber o convidado

Aqui estão algumas maneiras de conseguir isso:

  • Comunique-se com clareza: bem antes da gravação, forneça aos convidados um esboço claro do que esperar durante a entrevista. Compartilhe o formato do podcast, a duração aproximada e quaisquer tópicos ou perguntas específicas que você planeja abordar. Incentive seus convidados a fazer perguntas e buscar esclarecimentos caso tenham alguma dúvida. Esta comunicação aberta e transparente irá ajudá-los a preparar-se mentalmente e a reduzir o stress.
  • Ofereça um bate-papo pré-entrevista: Às vezes, um breve bate-papo pré-entrevista pode fazer maravilhas no estabelecimento de um relacionamento com seus convidados. Um ou dois dias antes da gravação, agende uma breve conversa para discutir o fluxo do podcast, responder às dúvidas restantes e apenas conversar de forma descontraída. Essa conversa informal pode ajudar a quebrar o gelo e fazer com que seus convidados se sintam mais à vontade quando a entrevista propriamente dita começar.
  • Crie um ambiente confortável: Quer o seu podcast seja gravado em estúdio ou remotamente, preste atenção ao ambiente. Certifique-se de que a configuração seja confortável e propícia a uma entrevista bem-sucedida. Use equipamento de áudio de alta qualidade, configure uma boa iluminação e teste toda a tecnologia com antecedência. Um ambiente físico confortável pode ajudar seus convidados a relaxar e se concentrar na conversa.
  • Seja um apresentador solidário: Durante o podcast, seu papel como host não é apenas fazer perguntas, mas apoiar ativamente seus convidados, por isso, seja um ouvinte ativo, responda com empatia e incentive seus convidados a compartilhar suas ideias e histórias. Reconheça sua experiência e mostre apreço por suas contribuições. A sua atitude e comportamento têm um impacto significativo nos níveis de conforto dos seus convidados.

Como manter seus convidados engajados após a entrevista

Só porque sua entrevista terminou, não significa que sua conexão com o convidado deve terminar. 

É altamente recomendável manter contato com seus convidados, por isso, no mínimo, você deve enviar a eles um e-mail de acompanhamento logo após a gravação, agradecendo e informando quanto tempo levará o processo de edição e, em seguida, outro e-mail após o lançamento do episódio com um midiakit incluindo:

  • Onde eles podem ouvir o episódio 
  • Como eles podem compartilhar o episódio (links de rastreamento)
  • Cópia gráfica e de mídia social para promover o episódio em sua rede 

Em vez de simplesmente incentivá-los a compartilhar o episódio com sua rede, torne o compartilhamento o mais fácil possível, fornecendo cópias e gráficos de mídia social específicos de. cada plataforma. 

Seja o apresentador de podcast favorito dos seus convidados

Seguindo essas etapas para preparar os convidados para um podcast, você não apenas aumentará as chances de ter uma entrevista envolvente e bem-sucedida, mas também construirá relacionamentos positivos com seus convidados. 

Sua rede de convidados do podcast não apenas retornará para entrevistas futuras, mas também se tornará embaixadora da marca, compartilhando suas experiências positivas e ajudando seu podcast a crescer. 


Texto de Tianna Marinucci – QUILL

Especialista em Marketing de Conteúdo
Tianna Marinucci é especialista em criação de conteúdo e marketing digital. Ela se formou na Universidade McGill em 2021 e desde então trabalhou em diversos setores, desde design de interiores até tecnologia.
Depois de viajar por mais de 60 países e trabalhar em três, ela se inspira em diversas culturas e é motivada por experiências únicas.
Nas horas vagas, Tianna adora experimentar novas comidas, ir a shows e aprender mais sobre história e socioeconomia por meio de livros e podcasts.


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *