fbpx

Já tem alguns anos que os podcasts têm ganhado posição de destaque entre as mídias mais tradicionais. Com isso, cada vez mais nascem dúvidas sobre termos e definições. Uma muito recorrente é sobre podcast e videocast.

Afinal, é a mesma coisa? Por que muda o nome? Posso ter os dois? São várias as dúvidas que giram em torno desses dois termos e hoje viemos aqui para tentar esclarecer um pouco as coisas.

Mas vamos começar pelo início. O que é um podcast?

Um podcast é um programa de áudio, assim como os programas de rádio, mas que você o assina (ou segue) em seu smartphone ou computador e ouve sempre que quiser.

Nessa ideia nasceu o podcast em 2004. A palavra podcast é união de Pod – “Personal On Demand” (pessoal sob demanda), retirada de iPod, com broadcast.

Podcast e Videocast

podcasting realmente cresceu devido à necessidade de mais background content, ou seja um conteúdo que possa entretê-lo, educá-lo ou inspirá-lo durante outras atividades chatas do dia a dia.

Justamente por ser um backgroud ele não requer a imagem. O conteúdo será um áudio a ser compreendido por si só.

Isso tem funcionado muito e todo esse avanço e consolidação da mídia, se deve à rotina atarefadas que nós ouvintes temos somada à exaustão das telas (computador, celular, televisão).

Mas, afinal, onde entra o videocast?

Como o próprio nome diz, o videocast ou podcast de vídeo, oferece o conteúdo visual como acompanhamento do áudio.

É muito comum ver esse tipo de conteúdo no formato mesacast, onde um grupo de poucas pessoas se reúne para debater um assunto.

Esses são os chamados videocasts, mas não é um termo exclusivo para o formato mesacast, só para constar.

De maneira bem simplificada, podcast se limita ao áudio, enquanto o videocast oferece também o conteúdo visual, podendo ou não ter apenas o áudio compartilhado nas plataformas de podcasts.

Não existe um certo e um errado, porém é preciso ter em mente que são coisas diferentes e, possivelmente, com objetivos diferentes também.

Entenda seu público e as necessidade dele para saber qual formato seria a melhor opção para você.

Atualmente, as plataformas de áudio, como o Spotify, tem aberto espaço aos criadores de videocast, como foi o caso do PodPah, que inaugurou o recurso na plataforma no Brasil.


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.