fbpx

Fazer ótimas perguntas em uma entrevista leva a um conteúdo mais atraente. Não só os ouvintes atuais vão adorar, como também vão querer compartilhar o seu podcast com todos que conhecem.

As entrevistas são uma grande parte do podcasting, e por um bom motivo. Elas quebram a monotonia de uma voz falando por muito tempo, adicionam experiência e seriedade ao seu episódio, e são uma chance de explorar os seguidores do seu próprio entrevistado – um episódio de dois públicos! No podcasting chamamos essa técnica de Crossguesting.

A conversa que você tem e as perguntas que você faz são o ponto chave para obter o máximo do seu entrevistado e maximizar a contribuição dele para a sua causa. Existem duas etapas para isso.

Primeiro, veremos como formular perguntas de entrevista em podcast com foco em seu próprio assunto e no próprio entrevistado. Toda boa entrevista deve ser feita sob medida para a pessoa que você está entrevistando.

Mas, em segundo lugar, veremos os tipos de perguntas de entrevista de podcast mais gerais que você pode usar para se aprofundar e obter algumas respostas interessantes e inesperadas. Tenha em mente que algumas questões serão mais relevantes para o seu podcast do que outras. Use com responsabilidade.

Principais perguntas da entrevista em torno do tópico

  • Conte-me sobre o seu tópico?
  • Por que isso é tão importante?
  • Quais são os mitos comuns?

A introdução clássica ao tópico e a conversa como um todo. Você pode começar perguntando qual é o argumento de venda deles, o que eles provavelmente já sabem. Ou você pode ir mais longe na preparação e ter certeza de obter algo realmente único. A parte dos mitos comuns também é boa porque as pessoas gostam de desmascarar qualquer falsa negatividade em torno das coisas pelas quais são apaixonadas. Dê a eles essa oportunidade e eles se sentirão bem e começarão a se divertir.

“Então, você é um especialista em cozimento vegano – não é realmente difícil fazer sem ovos?”

“De jeito nenhum! Existem várias alternativas que você pode usar, desde purê de banana até sementes de linho. E eles não apenas ligam a mistura muito bem, mas muitas vezes eu acho que … ”

Outra maneira de fazer isso é fazer uma pergunta aparentemente negativa: Por que as pessoas falham? Seu convidado pode ficar um pouco surpreso, mas isso o estimulará a dar ótimas respostas. 

“Qual é o motivo mais comum para as pessoas fracassarem ou desistirem? Por que os escritores largam as canetas e vão embora? ”

“Oh… bem, obviamente, é um mercado muito competitivo. Acho que na maior parte do tempo eles desistem porque não estão tendo seus trabalhos revisados ​​pelas pessoas certas. Eles podem estar fazendo isso há dois anos, mas não têm ideia real de quão longe eles chegaram, ou mesmo se eles melhoraram em tudo! ”

Um pouco menos antagônico agora:

“Quais são alguns obstáculos específicos a serem observados?”

“Não desista tão cedo. O avanço pode estar ao virar da esquina. A maioria de seus concorrentes hoje desistirá mais adiante. Você pode ser o único a ter sucesso porque acreditou em si mesmo e se manteve firme nisso. ”

Muito mais útil e soa menos como uma questão de sucesso ou fracasso.

Perguntas essenciais sobre o entrevistado

Vamos nos concentrar nos próprios convidados, porque as pessoas adoram ouvir as coisas dentro do contexto.

“Acredite em si mesmo e nunca desista!” está tudo bem, mas muitas vezes as pessoas não conseguem ver isso se aplicando a elas até ouvirem uma história sobre isso acontecendo com outra pessoa.

  • Quais obstáculos você enfrentou pessoalmente e como você os superou?
  • Era óbvio ou você encontrou a (s) resposta (s)?
  • Como você começou? Fale-me sobre isso.

“O que o levou a se tornar um roteirista?”

“Bem, eu vim de uma origem da classe trabalhadora. Eu não tinha muito dinheiro para gastar, mas é incrível como você se vira com o que tem. Eu economizei para ir para a escola noturna, e às vezes trocava o almoço por um lanche mais barato, para ter dinheiro para pagar algum material.”

Devo enviar as perguntas da entrevista com antecedência?

Quase sempre é uma boa ideia enviar as perguntas ao seu entrevistado com antecedência. Pode ajudar a acalmar os nervos e geralmente produz respostas melhores. Isso é particularmente importante se você planeja incluir algumas perguntas que às vezes podem pegar as pessoas desprevenidas.

É fácil pensar: “Bem, eu gostaria bastante de uma resposta não ensaiada”, mas, como você pode imaginar, a não ensaiada tende a ser um pouco imprevisível. Depende muito de quão rápido e ágil o entrevistado está se sentindo naquele dia específico. Você encontrará, no entanto, muitos entrevistados experientes.

Produzindo uma entrevista única

Você já cobriu o básico: as perguntas usuais sobre o tópico e a relevância do seu entrevistado. Mas como você realmente diferencia a sua entrevista com essa pessoa das demais? O objetivo dessas linhas de investigação não é necessariamente obter informações brutas, mas estimular seu convidado a dar ao seu podcast algo realmente interessante.

O famoso programa de TV americano, Inside the Actor’s Studio , faz isso com grande efeito, perguntando a atores e performers famosos certas perguntas, incluindo as seguintes:

  • Qual sua palavra favorita?
  • O que te excita?
  • Que som ou ruído que você ama?
  • Qual é o seu palavrão favorito?
  • Que profissão diferente da sua você gostaria de seguir?
  • Se o paraíso existe, o que você gostaria de ouvir Deus dizer quando chegar aos portões de pérolas?

Como você pode ver, elas quase não têm relevância para nenhum filme específico em que os atores tenham aparecido, mas simplesmente estão lá para inspirar os convidados a dizerem algo interessante.

Alguns exemplos de perguntas inesperadas

Em uma escala de 1 a 10, o quanto você é estranho?

Os CEOs são conhecidos por perguntar isso. Imagine as respostas excêntricas e variadas que você receberá das pessoas! Espere que eles sejam pegos de surpresa por um momento. Dê-lhes tempo e incentivo para pensar, e logo eles vão inundar você com histórias de sanduíches mergulhados no café, e como eles sempre – sempre – usam roupas íntimas roxas desde que eram crianças. Eles ficarão contentes em dizer isso a você.

No que você NÃO é muito bom?

Eles passaram tanto tempo falando sobre si mesmos que talvez estejam se sentindo um pouco fanfarrões. Eles podem ficar felizes com a chance de mostrar sua humildade.

Diga-me algo que seja verdade e que quase ninguém concorda com você.

Este é um pequeno teaser habilmente complexo. Eles vão condenar o aquecimento global como um mito? Declarar a existência de fantasmas? Prever que o vôlei será o esporte mais popular no Brasil? Dizer que açaí tem gosto de terra?(Nunca se sabe). Esta pergunta coloca o hóspede um tanto inquieto, mas ao mesmo tempo a resposta que ele dá depende inteiramente dele. Tenha esperança de ouvir alguma loucura!

Quarto, mesa e carro – o que você limpa primeiro?

Obviamente, não há resposta certa ou errada aqui, mas a resposta dirá algo sobre a pessoa. Por exemplo, o quanto eles valorizam o tempo de lazer, como priorizam certas tarefas. Mesmo que lutem para colocar uma prioridade em relação a outra, isso mostrará como suas tarefas são importantes para eles.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que nós vamos te ajudar! Se gostou do artigo, compartilhe!

Esse artigo foi traduzido e adaptado pelo Bicho de Goiaba - via The Podcast Host.

0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *