fbpx
podcasters conectados por meio de tecnologia

“Onde devo hospedar meu podcast?” “Qual é o melhor site de hospedagem?”. Essas são facilmente as perguntas mais comuns no ramo do podcasting, e existem alguns serviços fantásticos por aí. Mas aqui forneceremos os prós e contras e vamos te ajudar a encontrar a melhor opção.

O que é Hospedagem de Podcast?

A hospedagem de podcast faz duas coisas. Primeiro, é o lugar na web onde você carrega seus episódios de podcast. Em segundo lugar, ele gera o feed RSS que você envia aos diretórios – por exemplo Apple Podcasts / iTunes, Spotify, etc – e que permite que as pessoas assinem o seu programa.

A hospedagem de podcast é geralmente um serviço de assinatura. Você se inscreve por uma taxa mensal e pode carregar seus novos arquivos de episódios todas as semanas. Há um monte de recursos extras que vêm com a hospedagem, como estatísticas, ferramentas de marketing, sites de podcast e muito mais, mas o princípio básico é que é um lugar para colocar seus arquivos de áudio.

A hospedagem controla a distribuição de podcasts?

Não diretamente, mas a maioria dos bons hosts ajuda muito na distribuição. Por exemplo, tanto o Captivate quanto o Buzzsprout têm uma página de distribuição de podcast para cada programa que você hospeda com eles. Essas páginas fornecem links diretos para os principais diretórios de podcast, para que você possa listá-los facilmente. E, em alguns casos, eles podem enviar para você. O Captivate registra seu programa no Spotify com um clique.

A hospedagem gratuita é uma boa ideia?

A eterna questão! Sim, você pode usar a hospedagem gratuita de podcast, contanto que conheça as desvantagens e que seja adequada ao estágio em que você está.

Usar uma plataforma de hospedagem gratuita pode ser uma maneira decente de testar esse novo mundo, quando você está começando. Afinal, podcasting não é para todos, então poder experimentar o meio por um mês ou mais de graça pode ser bom.

Aqui estão as desvantagens:

  • Hosts de podcast gratuitos geralmente adicionam publicidade, para a empresa de hospedagem ou outros;
  • O host pode adicionar publicidade em seu site de podcast;
  • As opções de análise ou personalização tendem a ser severamente limitadas;
  • Você pode abrir mão de muito controle (por exemplo, a propriedade de seu feed de podcasts da Apple);
  • O suporte pode ser limitado.

As vantagens de pagar pela hospedagem de podcast são enormes, incluindo, dependendo do seu host, todos os recursos de que você precisa para desenvolver seu programa, total propriedade sobre seu feed e conteúdo, boas análises e suporte confiável.

Encontre a melhor hospedagem de podcast para você

Aqui estão listadas as dez melhores plataformas de hospedagem, o que elas fazem de melhor e seus custos. Qualquer uma delas fará um ótimo trabalho para você, então escolha uma ferramenta e comece!

  1. Transistor.fm

O Transistor visa facilitar as coisas e oferece todas as ferramentas normais de que um podcaster pode precisar. Mas, ele se destaca em seu recurso de feed de podcast privado e na gama de players que oferecem.

O Podcasting privado tem sido uma forma eficaz de monetizar seu programa ou de envolver uma comunidade existente. Imagine fazer um programa público, com uma opção de ‘conteúdo premium’ ao lado, pelo qual seus fãs reais pagam. Ou criar um programa baseado na comunidade, disponível apenas para membros. Ou um podcast interno que atualiza a equipe da sua empresa semanalmente. O Transistor facilita muito a execução de um show privado, em qualquer formato. Você simplesmente convida seus usuários, e ele faz o resto.

Nos players, a Transistor lançou recentemente seu player multi-episódio, que é uma ótima maneira de mostrar seu catálogo anterior. Você pode mostrar seu episódio mais recente, junto com mais 25 episódios. É uma ótima maneira de atrair os ouvintes para os episódios mais antigos, aumentando a lealdade.

O Transistor executa um teste gratuito de 14 dias, então você pode montar um show e experimentá-lo por algumas semanas sem gastar nenhum centavo.

O preço do Transistor é baseado em ‘downloads por mês’. Você pode hospedar quantos programas quiser em uma conta e pagar com base no total de downloads acumulados por todos eles.

  • US $ 19 por mês para até 10.000 downloads por mês
  • US $ 49 por mês para até 50.000 downloads por mês
  • US $ 99 por mês para até 100.000 downloads por mês

2. Captivate

Captivate é uma plataforma de hospedagem que se concentra em ajudá-lo a aumentar seu público. Seu slogan é ‘o único host de podcast voltado para o crescimento’ e eles têm um conjunto de recursos criado para corresponder a isso.

A interface e o painel do Captivate facilitam as coisas para novos podcasters e pessoas que se consideram leigas no assunto. Eles orientam você no processo de criação do seu podcast e do envio do seu primeiro episódio. Isso é perfeito para manter as coisas ultra-simples nos estágios iniciais.

Depois de se familiarizar com o ritmo do podcasting, você pode começar a se envolver com as ferramentas de crescimento e monetização do Captivate, como o kit ‘One-Click Patrocinador’, as ‘frases chamativas’ em seus reprodutores de podcast e uma página completa de assinatura que você pode vincular a qualquer lugar. Eles também permitem que você se conecte facilmente e aumente a lista de e-mail para que possa manter contato com seu público de várias outras maneiras.

O site que você obtém para o seu podcast via Captivate parece sofisticado e profissional, e tem uma tonelada de recursos. Existem 3 modelos para escolher, todos os quais você pode personalizar. Você pode fixar episódios ou trailers na página, reordenar os episódios e blocos, adicionar opções de e-mail e biografias de equipes e oferecer uma ótima ferramenta de pesquisa. Como alternativa, você também pode vincular seu podcast ao seu site WordPress existente usando o plug-in Captivate Sync.

Você pode iniciar uma quantidade ilimitada de podcasts da sua conta Captivate e adicionar membros da equipe a cada um. Em termos de compartilhamento, eles oferecem uma página para direcionar os assinantes para o seu podcast. E suas análises abrangentes permitem que você acompanhe seu crescimento em um painel bem organizado e fácil de entender.

Em outubro de 2020, a Captivate anunciou AMIE (Audio Mastering & Integration Engine), que dá aos usuários a opção de inserir anúncios dinamicamente ou ofertas urgentes em seus episódios. O AMIE também pode ajudar os podcasters a aprimorar a qualidade do som de seu conteúdo por meio do processamento e masterização automáticos de áudio.

Você também pode executar podcasts privados (ou somente para membros) com o Captivate e há um teste gratuito de 7 dias para explorar o painel deles.

O preço do Captivate também é baseado em ‘downloads por mês’. Você pode hospedar quantos programas quiser em uma conta e pagar com base no total de downloads acumulados por todos eles.

  • US $ 17 por mês para até 12.000 downloads por mês
  • US $ 44 por mês para até 60.000 downloads por mês
  • US $ 90 por mês para até 150.000 downloads por mês

3. Buzzsprout

Buzzsprout é um host de podcast que se orgulha de sua simplicidade e velocidade. Eles tornam muito fácil e rápido carregar e publicar seu programa, e sua ferramenta de importação pode transferi-lo em um piscar de olhos.

O Buzzsprout também oferece alguns recursos exclusivos, como a capacidade de criar um ‘destaque’ de vídeo dentro do painel do episódio. Você pode selecionar uma seção do programa e eles criarão uma versão em vídeo para que você possa compartilhar nas redes sociais. É uma ótima maneira de dar às pessoas uma ideia do que é o seu programa.

Sua nova ferramenta “Magic Mastering” oferece aos usuários a capacidade de aprimorar o áudio antes de publicar. Eles descrevem isso como “como um filtro do Instagram para o seu áudio”. Definitivamente não é algo para o editor de áudio experiente, mas uma ótima opção para pessoas sem interesse ou ideia sobre o lado da produção das coisas.

Buzzsprout oferece recursos de adição dinâmica. Isso significa que você pode adicionar facilmente anúncios atualizados e relevantes ao início e ao final de todos os episódios existentes. Você pode usá-los para promover, anunciar ou compartilhar o que quiser e alterá-los sempre que quiser.

Eles também oferecem a opção de adicionar marcadores de capítulo, o que está se tornando mais comum em reprodutores de podcast. Isso dá aos ouvintes a capacidade de voltar a um episódio no futuro e ouvir uma parte específica para revisar o conteúdo. Ótimo para aprender programas em particular!

Você precisa de uma conta paga por podcast, e o preço é baseado em quanto você envia, a cada mês:

  • Grátis – carregue 2 horas de novo conteúdo a cada mês. Os episódios são excluídos após 90 dias.
  • US $ 12 / mês – Carregue 3 horas de novo conteúdo a cada mês. Os episódios são hospedados indefinidamente, desde que você tenha um plano pago.
  • US $ 18 / mês – Carregue 6 horas de novo conteúdo a cada mês. Os episódios são hospedados indefinidamente, desde que você tenha um plano pago.
  • US $ 24 / mês – Carregue 12 horas de novo conteúdo a cada mês. Os episódios são hospedados indefinidamente, desde que você tenha um plano pago.

4. Castos

Castos é o host de mídia por trás do popular plug-in Seriously Simple Podcasting WordPress, que você pode usar para integrá-lo ao seu próprio site. Basta instalar o plug-in do WordPress e, a partir daí, carregar e publicar episódios de podcast diretamente do seu site. Não há necessidade de fazer login em sua hospedagem. 

Outros recursos incluem ferramentas para podcasts privados ou de “associação” e conteúdo premium, bem como um serviço de transcrição. Eles ainda oferecem um serviço de edição e produção de podcast que você pode adicionar à sua hospedagem. Com relação aos seus arquivos, Castos não altera suas taxas de bits ou metadados de forma alguma.

Você pode fazer um podcast no Castos a partir de US $ 19 por mês. Existem dois níveis superiores de US $ 34 por mês e US $ 49 por mês. Com o do meio, você pode republicar seu programa no Youtube, enquanto o superior permite hospedar podcasts de vídeo. Além disso, você consegue testar gratuitamente por 14 dias.

5. Podbean

O Podbean fez grandes avanços nos últimos anos para fornecer uma gama de ferramentas para ajudar os podcasters a crescer e lucrar com seus programas. Sua hospedagem é de excelente qualidade e pode ser facilmente associada ao mercado de patrocínio, à inserção dinâmica de anúncios e ao serviço de conteúdo premium.

Seu plano principal é o ‘Plano de áudio ilimitado’ de US $ 14 por mês (ou US $ 9 por mês, se pago anualmente), que atende à maioria dos podcasters. A partir daí, você pode atualizar para opções de design extras, seus programas Podads e Patron.

6. Spreaker

Spreaker é uma plataforma de podcasting que oferece muito mais ferramentas do que a maioria, com aplicativos para transmissão ao vivo, gravação offline e algumas partes da produção. O Spreaker tem uma ótima plataforma de distribuição, que publica em todos os diretórios principais. Eles têm uma boa opção de monetização na forma de inserção de anúncios dinâmicos, se você quiser terceirizar o conteúdo do anúncio.

Seu pacote inicial é gratuito e você conta com 5 horas de armazenamento de áudio, limite de 10 episódios e até 15 minutos de podcasting ao vivo. Já no pacote básico, por US $ 7 por mês você armazena 100 horas de áudio no total, com episódios ilimitados e até 45 minutos de podcasting ao vivo. No nível intermediário, você paga US $ 20 por mês para armazenar 500 horas de áudio, com episódios ilimitados e até 3h de podcasting ao vivo. Se escolher o plano avançado, o custo é de US $ 50 por mês, para 1.500 horas de armazenamento de áudio, episódios ilimitados e até 5h de podcasting ao vivo.

Recentemente, a plataforma lançou um novo pacote Enterprise, pensada para criadores de conteúdo de alto volume que têm seus próprios relacionamentos para publicidade em áudio, pelo valor de US $ 120 por mês.

7. Blubrry

Blubrry faz parte do mundo do podcasting desde o início, fornecendo hospedagem de qualidade para milhares de usuários. Ele também é conhecido por seu excelente plug-in Powerpress, que permite que qualquer pessoa execute um podcast em seu próprio site. 

O Blubrry foi um dos primeiros serviços independentes de hospedagem de podcast a receber a certificação IAB, o que significa que cumprem as diretrizes oficiais de medição de podcast. Isso pode ajudar se você estiver procurando por patrocínio. Blubrry não altera seus arquivos carregados.

Se o seu programa é curto, você pode se dar bem com o plano de US $ 12 /mês, para 100 MB de uploads todos os meses. Caso contrário, o plano de US $ 20 /mês de 250 MB deve servir para programas mais longos. Se precisar de mais, aposte no plano de US $ 40 /mês de 500 MB ou no de US $ 80 /mês de 1 GB. Todos oferecem teste grátis de um mês.

8. Libsyn 

Libsyn é um dos veteranos do mundo da hospedagem de podcast com um serviço de qualidade, confiável e extremamente experiente.

Libsyn se orgulha de capacitar você a ser encontrado em qualquer lugar onde podcasts são consumidos, e com seus destinos você pode publicar em qualquer dia/hora a cada minuto em cada diretório, independentemente um do outro.

Além disso, o que você carrega é o que seu ouvinte baixa. Eles não alteram seus arquivos de forma alguma – embora forneçam ferramentas para adicionar metadados aos episódios, se você quiser.

Libsyn começa com US $ 5 por mês para 50 MB de uploads (aproximadamente 50 minutos). Seu plano de 250 MB é mais adequado para a maioria dos podcasters, e custa US $ 15 por mês. Há outros planos mais caros para quem deseja maior armazenamento.

O Libsyn também é conhecido por suas ofertas empresariais, atendendo a redes de podcast, celebridades, agências governamentais e empresas de mídia profissional. Basta entrar em contato para obter uma cotação com base exatamente no que você está procurando fazer.

9. Podcast Websites

Podcast Websites é um serviço criado na plataforma de hospedagem de podcast Captivate. Oferece a você o que equivale a seu próprio site WordPress auto-hospedado, equipado com uma variedade de plug-ins poderosos para ajudá-lo a envolver seus ouvintes e expandir seu programa. Se você deseja executar um site de podcast personalizável, mas quer que outra pessoa cuide dele, Podcast Websites pode valer a pena.

Ele se mantém simples, com apenas um nível premium ilimitado, a um custo mensal de US $ 99. Mas você pode pagar anualmente, a US $ 77 por mês, para economizar US $ 240 ao longo do ano.

10. Simplecast

Simplecast se comercializa como “a moderna plataforma independente de hospedagem e análise de podcast”. Eles oferecem ótimas estatísticas e opções de compartilhamento, fornecendo as ferramentas para ajudá-lo a desenvolver seu programa e acompanhar o progresso desse crescimento.

Em termos de arquivo, o Simplecast recodifica MP3s com mais de 128kbps para essa taxa de bits, mas não alterará nada carregado a uma taxa de 128kbps ou inferior. A codificação estéreo/mono é mantida o tempo todo. Se você quiser executar seu podcast em uma taxa de bits mais alta, é só discutir com eles.

O Simplecast oferece um teste gratuito de 14 dias. Os planos se dividem entre Basic (US $ 15 por mês – 20.000 downloads), Essential (US $ 35 por mês – 50.000 downloads) e Growth (US $ 85 por mês – 120.000 downloads). Também está disponível uma opção para empresas.

Qual é o melhor?

Não existe um modelo único para todos, então vale a pena examinar os pontos fortes e fracos de cada um e ver o que se adequa melhor ao seu podcast. Boa sorte!

Se ainda estiver com dúvidas, pode chamar a gente, será um prazer ajudar! 🙂

Deixe aqui nos comentários qual o seu site preferido de hospedagem!

Esse artigo foi traduzido e adaptado pelo Bicho de Goiaba - via The Podcast Host.

0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *