fbpx

Enriquecer seu conteúdo com bons equipamentos é essencial para um ótimo engajamento do seu podcast, afinal, seu produto precisa ser agradável aos seus ouvintes. Por isso, um divisor de microfone pode ser uma peça útil em seu kit de gravação. Ainda não conhece esse produto? Te explicamos melhor sobre ele.

Um cabo divisor de microfone (ou divisor de áudio) é a ferramenta necessária para enviar o áudio de uma fonte para dois ou mais lugares. Já falamos aqui sobre a importância de entrevistas de qualidade em seu podcast, então, imagine que você conseguiu o entrevistado certo, selecionou suas perguntas com cuidado e está pronto para gravar, mas ambos gostariam de usar um fone de ouvido para um microfone. Utilizar um divisor permitirá conectar dois pares de fones de ouvido.  

Outra situação para utilizar seu divisor de microfones é se você estiver gravando em um dispositivo, mas gostaria de enviar o áudio para um gravador de backup. 

Um divisor de microfone para criar gravação em dois canais

Uma das maneiras mais atuais para utilizar um divisor de microfone é caso você tenha um pequeno gravador digital sem entradas XLR. Lembre-se, gravar vários participantes nos microfones incorporados ao dispositivo pode gerar uma inconstância na gravação de acordo com a distância e entonação dos convidados. Por isso, a alternativa aqui é executar um divisor na entrada de 3,5mm do seu gravador e conectar dois microfones também de 3,5mm  nele.

Ao utilizar um divisor de microfone padrão seu áudio sairá em estéreo conjunto, se beneficiando assim de ambos os participantes serem mais “on-mic” já que ambos possuem seus próprios microfones. 

Divisão em estéreo

Dois microfones lavadores conectados em um gravador digital com um divisor comum levam a uma gravação em estéreo conjunto, ou seja, ambos os lados se espelham. Entretanto, se você está  utilizando um divisor estéreo é possível verificar pequenas mudanças entre as duas gravações, uma solução possível é dividir as laterais da faixa estéreo em duas faixas mono em um software de edição, alterando, assim, os níveis de cada participante.

Gravação com quatro microfones 

É possível também utilizar um gravador XLR/TRS com uma entrada de 3,5mm e quatro microfones. 

Os primeiros dois microfones serão gravados em canais independentes e alimentados nas portas do combo. Ao passo que o gravador dividirá seus microfones em uma faixa estéreo que podem ser divididas em faixas mono na pós-produção. Todas processadas de forma independente em seu software de edição. 

Desta forma, você consegue garantir um estúdio de rádio móvel com você o tempo inteiro, adaptando de uma forma mais econômica gravadores de podcast multitrack. 

Considerar um divisor de microfones pode ser uma ótima opção para enriquecer suas entrevistas em áudio, mas não esqueça de dar uma atenção especial a sua pós-produção garantindo qualidade total. Quer ajuda nesse processo? Entre em contato conosco. 


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.