fbpx

O que é um podcast? Resumindo: um podcast é um programa de áudio, assim como os prgramas de rádio, mas você o assina (ou segue) em seu smartphone ou computador e ouve sempre que quiser.

Mas como eles funcionam e como você os escuta? Leia mais para descobrir.

Detalhando um pouco mais, um podcast é uma série de falas (conversas ou monólogos) em um episódios de áudio, focado em um determinado assunto ou tema, como ciclismo ou startups. Você pode assinar/seguir o podcast com um aplicativo em seu telefone como o Spotify, e ouvir episódios sempre que quiser em seus fones de ouvido , no carro ou pelos alto-falantes do seu som de casa.

O podcast evoluindo as rádios

Se você é novo no mundo dos podcasts, pode ser mais fácil de entender se observar como as estações de rádio estão transformando seus programas em podcasts. Mas, lembre-se, os podcasts vão muito além do rádio – você descobrirá mais sobre isso em um minuto.

A Radio Jovem Pan apresenta um programa chamado “Pânico”, sempre com convidados e temas interessantes. Esse programa passa no mesmo horário todas os dias, e você precisa sintonizar o rádio para ouvir. Mas … para tornar mais fácil de ouvir, a Jovem Pan publica todos os episódios em podcast também. Cada episódio de podcast é uma gravação de um programa de rádio do Pânico e todos estão organizados e podem ser acessados pelas principais plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcast, Google Podcast, Deezer etc.

Portanto, se você é fã desse programa de rádio, pode assinar o podcast e os episódios serão entregues a você todos os dias. Isso significa que você pode ouvi-los a qualquer hora, em vez de ficar preso ao rádio no mesmo horário todas as semanas.

Podcasts são muito mais do que programas rádios na internet

O exemplo acima pode dar uma ideia de como é um podcast, mas não é uma resposta completa para a pergunta: o que é um podcast?

A grande maioria dos programas tende a ter conteúdo totalmente original, não apenas redirecionando o rádio.

Muitos escapam das amarras dos formatos de rádio tradicionais para explorar abordagens originais e brilhantes e assuntos de nicho. Por exemplo:

  • Eles podem ter qualquer duração, de um trecho de notícias de 1 minuto a uma entrevista de 3 horas em profundidade.
  • Eles podem ser qualquer frequência, de diária a mensal e até temporadas fechdas.
  • Eles podem ter qualquer formato, desde apresentações solo simples até dramas de áudio gigantescos para várias pessoas.
  • Eles podem abordar QUALQUER assunto, muitos dos quais nunca chegariam ao rádio.

Não importa o que você goste, você encontrará um programa que se adapta aos temas que você adora e ao tempo de que dispõe.

Os podcasts são em áudio ou vídeo?

Uma confusão em torno da questão ‘o que é um podcast’ está relacionada ao tipo de mídia: áudio ou vídeo?

A maioria dos podcasts hoje são apenas de áudio, embora existam podcasts de vídeo. O podcasting realmente cresceu devido à necessidade de mais background content, ou seja um conteúdo que possa entretê-lo, educá-lo ou inspirá-lo durante outras atividades chatas do dia a dia.

Por exemplo, uma das maneiras mais comuns de as pessoas ouvirem é no carro. Você não pode assistir a vídeos lá, é claro, então o conteúdo de áudio é ótimo. Da mesma forma, os podcasts são ótimos para ouvir na academia, enquanto você corta a grama ou vai para o trabalho. Qualquer momento de perda de tempo pode ser um momento de áudio.

Como funcionam os podcasts?

Ao ouvir um podcast, você descobrirá que muitos deles são bastante familiares. Você terá ouvido tipos de conteúdo semelhantes ao longo dos anos, desde o rádio a um programa de entrevistas na TV. Por outro lado, você também ouvirá podcasts completamente novos e totalmente diferentes, graças à liberdade que o formato podcast permite.

A maioria dos podcasts tem como tema um assunto específico. O Host (apresentador) ou Hosts falarão sobre esse assunto em cada episódio. Às vezes é muito específico, como triatlo ou treinamento de cães, e outras vezes é mais geral, como levar uma vida feliz.

A seguir, cada episódio desse podcast falará sobre algo específico dentro desse assunto – dicas de nutrição para participar de um triatlo ou como impedir que seu cão brigue com outros cães.

Cada episódio é normalmente executado por um ou dois apresentadores regulares, falando sobre aquele assunto, e eles frequentemente recebem convidados externos para contribuir ou serem entrevistados.

Muitos podcasts são realmente simples, apenas alguns amigos conversando sobre algo pelo qual eles são realmente apaixonados, como filmes, tricô ou administração de um negócio. Mas alguns são realmente bem executados e super profissionais, incluindo música tema, efeitos sonoros, edição profissional e muito mais.

Os podcasts mais profissionais são ótimos para ouvir, mas sua produção exige muito mais tempo e dinheiro. Os programas amadores, por outro lado, podem ter algumas arestas, mas isso significa que eles podem lançá-los, todas as semanas, e conquistar seguidores leais.

A maioria das pessoas escuta um pouco dos dois tipos. O fator mais importante na maioria dos podcasts é o Host ou Hosts, e você gravitará em torno de tópicos e Hosts que gosta, mais do que a abordagem que eles adotam.

O que é um Podcast vs um Episódio de Podcast?

A terminologia é confusa! Então, vamos explicar como uma série de podcast é construída.

Um podcast é composto por uma série de episódios. Então, um “episódio de podcast” é apenas uma gravação de várias outras que somadas compõe um todo chamado: Podcast.

É como a TV, na verdade. Um programa de TV é composto por uma série de episódios.

Então, pense em ‘Friends’ como a série e ‘The One where they Got Married’ como o episódio. Neste caso, Friends é o equivalente a um Podcast e ‘The One Where They Got Married’ é o Episódio de Podcast.

Qual é a diferença entre um podcast e um arquivo de áudio?

O aspecto mais complicado de responder à pergunta – O que é um podcast? – e onde muitas pessoas ficam confusas, é a diferença entre um arquivo de áudio simples e um podcast completo.

A explicação mais simples é que um arquivo de áudio e um episódio de podcast são tecnicamente iguais. Se você baixou um episódio de Podcast de um site de Podcast, já descobriu o fato de que está apenas baixando um arquivo de áudio. A diferença surge quando você adiciona a opção de assinar/seguir essa série de arquivos de áudio.

Portanto, se você usar um serviço de hospedagem de Podcast para permitir que as pessoas assinem sua série de gravações de áudio, você de repente os transformou de arquivos de áudio simples em um podcast totalmente funcional! Eles ainda são apenas arquivos de áudio, mas junto com a assinatura, você também pode chamá-los de Podcast.

O aspecto da assinatura é feito para você automaticamente se você usar uma boa empresa de Hospedagem de Podcast, mas você pode querer saber um pouco sobre como funciona. Ele é executado por meio de uma tecnologia chamada RSS (essa é a parte complicada …) e é apenas uma linguagem de computador que permite que seu software de Podcasting converse com um site de Podcasting.

Essencialmente, se você der ao seu software de Podcasting (como Podcasts da Apple) o endereço da web de um site de Podcasting, ele lerá o feed RSS e poderá baixar todos os episódios antigos desse Podcast e baixar novos quando eles forem liberados.

Então, quando você usa Apple Podcasts (um aplicativo integrado em cada iPhone), Google Podcasts (integrado em telefones Android), Spotify ou qualquer outro bom aplicativo de audição de podcast , ele mantém um registro de todas as suas assinaturas por meio do RSS de cada Podcasts feed e baixará automaticamente novos episódios assim que estiverem disponíveis. Isso é muito mais fácil do que arquivos de áudio normais, onde você teria que pesquisá-los na web e baixá-los você mesmo.

O importante a lembrar é que um arquivo de áudio por si só nada mais é do que isso, apenas um arquivo de áudio. Mas, se você carregar esse arquivo de áudio em um site e permitir que ele seja inscrito por meio de um feed RSS, de repente ele se torna um Podcast.

Artigo do The Podcast Host traduzido e adaptado pelo Bicho de Goiaba.

0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *