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Como ganhar dinheiro com podcast: 5 ideias para lucrar!

Está pensando em rentabilizar o seu programa publicando anúncios, mas não sabe por onde começar? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a monetização de podcast! Veremos as várias maneiras pelas quais ela pode funcionar. Também abordaremos como entrar em contato com patrocinadores em potencial – caso você decida que essa é uma boa opção.

Por que monetizar um podcast?

É interessante para um podcaster ter de onde tirar dinheiro de cobrir seus custos de web e hospedagem. Por outro lado, pode ser uma fonte de renda importante em seus negócios, para pagar uma equipe de freelancers e assistentes para trabalhar em seu programa. Em última análise, a monetização é simplesmente a velha tática de marketing, em que alguém reune uma multidão e outra pessoa anuncia um produto ou serviço para essa multidão.

A força do Podcasting

A maioria dos podcasts que “dão certo” foca num determinado tópico ou nicho. Isso significa que o público que eles constroem geralmente compartilha um interesse comum, que pode ser qualquer coisa, desde perder peso, criar galinhas, colecionar selos ou preparar café.

De imediato, isso dá ao podcast a força de direcionamento. Anunciar em um podcast não é como colocar um outdoor na beira de uma estrada, onde 90% das pessoas que o veem não são o público-alvo da empresa.

A outra grande força da monetização de podcast está no método de entrega. O conteúdo de áudio de formato longo significa que os ouvintes podem passar muito tempo ouvindo um apresentador de uma forma muito íntima e regular, criando um elo de confiança e autoridade. 

Como funciona a monetização de podcast?

No nível mais básico, o anunciante paga para ter seu produto ou serviço promovido em um ou mais episódios de podcast. Normalmente, os podcasts exibem anúncios de uma das duas maneiras:

  • ‘Leitura do Host’

A maneira mais eficaz é o Host falar sobre o produto ou serviço. Ele menciona porque o recomenda, alguns exemplos sobre como ele próprio o usa, como se beneficia com isso e por que o ouvinte também deveria usar. Se for bem feito, um anúncio de leitura do host pode soar como parte do próprio programa, e não uma propaganda.

  • ‘Radio Style’

Outra alternativa é um terceiro criar os anúncios. Dessa forma, o podcaster simplesmente os reproduz em seus episódios. Isso é menos eficaz porque uma narração aleatória interrompendo o conteúdo para fornecer um argumento de venda pode ser chocante e até irritante. Os ouvintes podem avançar assim que ouvirem a mudança na cadência ou no som de fundo.

Inserção de anúncios

Um anúncio pode aparecer no início de um episódio, no final ou em algum lugar no meio. Esses slots são conhecidos como:

  1. Pre-Roll – Antes do conteúdo começar
  2. Mid-Roll – durante o conteúdo principal do episódio
  3. Post-Roll – Depois que o conteúdo for concluído

O anúncio intermediário é o local mais desejado (e, portanto, o mais caro). Os ouvintes têm menos probabilidade de pular este conteúdo. O anúncio final é a posição menos ideal para um anúncio, mas também é a mais barata.

Como faço para criar um bom anúncio de podcast ou espaço de monetização?

Fazer os anúncios você mesmo os tornará mais eficazes, afinal, seu público aparece para ouvi-lo. Há duas opções para você: ou fazer o anúncio durante a gravação ou gravar e mixar separadamente e juntá-lo ao episódio final. Vamos falar um pouco sobre as duas abordagens:

1. Slots de monetização como parte do seu conteúdo

Aqui, você falará sobre um produto ou serviço durante a gravação do seu episódio.

Prós
  • Interrupção mínima do seu conteúdo. Como dito anteriormente, quando são bem feitos, podem se misturar perfeitamente.
  • Edição e produção mínimas – você não precisa adicionar nada na fase de edição.
Contras
  • Pode ser difícil fazer a transição durante uma entrevista de podcast.
  • Pode ser mais difícil para o apresentador inexperiente “acertar” na primeira vez.

2. Pré-produzindo seu anúncio de podcast

A alternativa é que você crie o script de seu anúncio, grave-o separadamente e edite-o no episódio.

Prós
  1. Você não precisa pensar ou se preocupar em fazer leituras de seu anúncio durante a sessão de gravação. Isso permite que você se concentre completamente no tópico do episódio.
  2. Você pode levar um pouco mais de tempo para ler seu anúncio e sentir que o produto final parece perfeito.
  3. Anúncios pré-gravados são mais fáceis de veicular como um anúncio intermediário durante uma entrevista de podcast.
Contras
  1. Este tipo de anúncio – embora entregue por você – ainda pode ser visto como uma interrupção por alguns de seus ouvintes.
  2. Se você estiver reproduzindo o mesmo em todos os episódios, seus ouvintes começarão a pular.
  3. Isso pode começar a irritar aqueles que estão ouvindo um atrás do outro.

Quanto custa a monetização do podcast?

Certamente, há muitas variáveis ​​a serem consideradas. Existe o que é conhecido como “modelo CPM” (ou custo por mil ouvintes), é um método de medir a publicidade com base nos números do público. Normalmente, os podcasters gringos ganham cerca de $20 dólares por anúncio, a cada 1000 downloads, dentro de 30 dias do lançamento de um episódio. É um número para usar como base.

O CPM pode funcionar bem para podcasts com números de download na casa dos milhares, mas, muitos podcasts têm públicos muito menores do que isso. Porém, um público menor não o torna menos valioso. Na verdade, pode valer mais por ser bem direcionado.

Imagine que você exibe um podcast sobre a construção de foguetes capazes de levar humanos a Marte e só tem um ouvinte – mas esse ouvinte é Elon Musk. Quanto você acha que poderia cobrar por um espaço de anúncio nesse programa? Basicamente, você pode dizer o seu preço.

Um podcast de nicho fixo com cerca de 200 ouvintes pode cobrar $ 150 por episódio, enquanto um podcast com 5.000 ouvintes baseado em um tópico mais geral pode ter dificuldade em conseguir um negócio melhor do que $ 20 a cada mil ouvintes.

A boa notícia é que isso é só uma base. Ou seja, é você quem vai decidir o quanto cobrar. Mas, isso não significa necessariamente que alguém esteja disposto a pagar. No entanto, isso significa que não há necessidade de veicular anúncios se você não estiver satisfeito com o valor que eles oferecem. 🙂

Como faço para encontrar um patrocinador?

Existem agências de publicidade de mídia e plataformas de hospedagem de podcast que podem trabalhar com você para ajudar a estabelecer um contrato de patrocínio para seu programa. 

Normalmente, esses serviços também procuram um determinado nível de downloads. Normalmente, são 5.000 downloads por novo episódio, no primeiro mês de seu lançamento. A maioria dos podcasts tem números significativamente mais baixos do que isso. Já falamos sobre como ter um público menor não o torna necessariamente menos valioso, mas, se seu público não chega a centenas, é melhor você mesmo procurar seu patrocinador ideal e tentar negociar um acordo diretamente com ele.

Para identificar patrocinadores em potencial, pense nos produtos ou serviços que você já usa e que também melhorariam a vida de seus ouvintes. Isso depende totalmente do tópico, mas alguns exemplos podem ser:

  • Um podcast em execução em que o apresentador está usando uma determinada peça de tecnologia para medir seu desempenho.
  • Um podcast de jardinagem em que o apresentador está usando um determinado tipo de fertilizante em seu gramado.
  • Um podcast sobre jogos de guerra em miniatura onde o apresentador utiliza uma determinada empresa para comprar tintas e modelos.

Qualquer um desses podcasters poderia alcançar as empresas por trás dos produtos que eles usam e fazer uma apresentação.

Criação de um kit de mídia

Um kit de mídia é basicamente a informação essencial sobre como patrocinar seu programa, embalada de uma maneira fácil de ler. Você pode criá-lo como um PDF projetado e ilustrado, disponível mediante solicitação ou por download direto em seu site.

Em um kit de mídia, você deve incluir coisas como:

  • Informações sobre seu público: suas necessidades, desejos e pontos fracos
  • O papel que seu podcast desempenha em seu nicho ou tópico
  • Estatísticas de engajamento
  • Preço do episódio e disponibilidade de slot
  • Links para amostras do seu áudio
  • Alguns exemplos de avaliações de ouvintes que você teve

Além disso, certifique-se de facilitar o contato de patrocinadores em potencial com você. Isso não é relevante apenas para pessoas que buscam um patrocinador de podcast, mas para os podcasters em geral. Crie uma página de ‘Contato’ em seu site e liste todas as maneiras pelas quais alguém pode interagir com você (telefone, e-mail, Facebook. Instagram, WhatsApp, etc).

Monetização afiliada

Outro modelo de monetização de podcast é a rota de comissão de afiliados. Aqui, você veicula anúncios da mesma maneira que acima, mas em vez de ser pago por episódio ou por 1000 downloads, o pagamento é baseado em quantas pessoas realmente compram o produto ou serviço.

Esse é um caminho que muitos podcasters em estágio inicial seguem, porque pode ser difícil negociar quando você tem um programa novo e um público iniciante. A desvantagem é que não há garantia de comissão alguma. Por outro lado, não há limites de ganho caso seus anúncios atraiam seu público.

Normalmente, você também não precisa de permissão para se inscrever em esquemas de afiliados, portanto, você pode exibir anúncios em seu podcast a partir do episódio 1, se desejar. Em breve faremos uma postagem mostrando onde você pode escolher “patrocinadores” com base em seu conteúdo, seu público e quais são adequados para ambos, fique ligado!

Na monetização afiliada, você pode acompanhar as vendas e as comissões de várias maneiras. Alguns usam URLs de rastreamento especiais, outros usam códigos de cupom – alguns até oferecer um desconto para os ouvintes. Tudo isso dependerá do esquema específico de afiliados com o qual você decidir trabalhar.

Desvantagens da monetização de podcast

As coisas mudam no minuto em que há dinheiro envolvido. E o seu podcast não é exceção.

Se você está recebendo o pagamento de alguém, você tem uma obrigação com essa pessoa. Ela está pagando por um serviço e você precisa entregá-lo e tentar mantê-la feliz.

Então, se o seu podcast era um hobby, você poderia se dar ao luxo de não produzir nada se estivesse muito ocupado ou simplesmente não tivesse vontade de bater o recorde. No entanto, isso muda quando alguém paga para anunciar em seu programa, especialmente se esses anúncios são urgentes.

Além disso, você tem um dever com o seu público, pois houve a construção de uma confiança com eles. E se eles começarem a questionar se seu último episódio só foi lançado porque você estava sendo pago para veicular um anúncio?

Leve tudo isso em consideração antes de decidir com certeza que deseja seguir o caminho da monetização. 

Tem alguma dúvida sobre como monetizar seu podcast? Deixe aqui pra gente nos comentários, te ajudaremos da melhor forma. Ah, e se você já obteve algum ganho com patrocínios, conte sua experiência também!

Esse artigo foi traduzido e adaptado pelo Bicho de Goiaba - via The Podcast Host.

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