fbpx
Pesquisar
Close this search box.
Reprodução: Freepik

Feedbacks são importantes, é preciso ouvir quem te escuta, as pesquisas em podcasting dizem isso. Afinal, suas horas criando conteúdo, garantindo convidados, planejando roteiro, editando e investindo seu tempo possuem um objetivo, alcançar sua comunidade de ouvintes com precisão e de forma agradável. Mas quem disse que é sempre tão simples assim?

Trabalhar inúmeras horas em algo não garante o sucesso completo e quanto mais pessoas te escutam, mais suscetível à crítica você está. Essas que por sua vez não devem ser ignoradas, mas como lidar então com as avaliações negativas?

  1. Não leve para o lado pessoal

É comum acreditar que ao escutar uma crítica leve-se para o lado pessoal, entretanto é preciso relembrar que uma crítica negativa sobre o seu programa não é um reflexo de você como pessoa. Isso não reflete todo seu trabalho duro e definitivamente não pode te influenciar a desistir de ser um podcaster, é preciso refletir, então, sobre como tornar o seu desempenho melhor a partir do que é pontuado no comentário negativo.  

  1. Avalie 

Antes de tomar qualquer decisão a respeito do comentário recebido é preciso avaliá-lo, refletir se de fato faz sentido ao que você se propõe. Seus episódios costumeiramente recebem esse tipo de reclamação? É um apontamento repetitivo do seu público ou uma questão isolada? Essa pessoa faz parte do seu público alvo? Questões como essa podem facilitar sua avaliação e te ajudar a esclarecer a situação. 

  1.  Pratique com frequência

Aqui não entenda de maneira errada, é preciso sim escutar frequentemente seu público, ver suas avaliações e ler seus comentários, entretanto de maneira espaçada. Adote em sua rotina semanal esse processo, mas não perca tardes inteiras com isso, defina limites de horário e selecione a partir da avaliação quais críticas são relevantes e devem ser consideradas.

  1. Não retalie 

Após as primeiras etapas uma maneira construtiva de lidar com a situação é estabelecer um terreno neutro com comunicação aberta, nada de responder brigando. Procure entender as causas das críticas e lembre-se sempre que os seus maiores críticos podem se tornar seus maiores fãs.

  1. Faça seu melhor

É importante alinhar seu conteúdo com o seus objetivos, depois de avaliar e refletir você acha que o comentário não condiz com seus objetivos ou que esse ouvinte não faz parte de seu público alvo? Continue dando o seu melhor, então. Acha que é relevante e você de fato poderia aprimorar o que tem produzido? Faça o seu melhor então! Altere o que for preciso.

Sabemos que investir em um podcast pode ser complicado, são muitas atribuições e às vezes não é tão simples encontrar uma solução em meio às críticas. Não sabe como melhorar? Entre em contato com a gente que te ajudamos com mentorias também. 


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho