fbpx

Quando o assunto é roteiro de podcast, existem aqueles que vão se perder em amor e aqueles que não vão nem querer ouvir falar – quem dirá fazer um.

A notícia ruim é que, sem um roteiro, você e seu podcast também ficam à deriva. Por isso indicamos sempre que você se preocupe com isso na sua produção.

A boa notícia (ufa!) é que pra tudo nessa vida – ou quase tudo – existem ferramentas que realmente salvam nossas vidas, ou pelos menos o nosso tempo.

Por isso, hoje viemos compartilhar 5 ferramentas que podem facilitar e muito o processo de criação do seu roteiro de podcast. Afinal, dica boa é dica compartilhada.

1- Notion

Notion é um programa que mescla inúmeros recursos de organização, pessoal, profissional, estudantil, etc. Nela, os usuários podem usar tais recursos para gerenciar projetos e organizar roteiros – que é o que nos interessa aqui hoje.

Com a ferramenta, é possível desenvolver um roteiro com detalhes, além de escolher o tipo de visualização, confrome o que for necessário para a gravação. O usuário pode incluir tags, que vão auxiliar na organização, conforme Guilherme Ameba explica nesse vídeo.

Além disso, o programa tem diversos templates prontos que também podem te auxiliar. Está disponível para web, desktop e mobile. Versão gratuita disponível.

2- Milanote

Roteiro de podcast

O Milanote é uma ferrramenta para organizar sua ideias e projetos em quadros visuais. É possível fazer listas, incluir arquivos, salvar textos, links, criadno um painel que vai ampliar a visualização do projeto.

Seja durante a estuturação da pauta do seu episódio ou para a produção do roteiro de fato, o Milanote pode ser uma boa opção. Ferramenta também está disponível em versão gratuita.

3- Miro

A ferramenta Miro é basicamente um quadro em branco onde várias coisas podem ser projetadas lá dentro, desde a pesquisa e brainstorming até mapeamente e diagramação. Claro, nesse infinito de possibilidade estão os roteiros.

Miro é uma ferramenta flexível e pode ser adaptada para seu segmento, inclusive podcasts. Além disso, quase todas as funcionalidades estão disponíveis em versão gratuita.

A plataforma oferece os recursos básicos de uma ferramenta de texto e ganha pontos por conta dos sticky notes e outros recursos que podem ser úteis na criação de roteiro.

4- Pinpoint

Roteiro de podcast

A Pinpoint é uma ferramenta Google muito útil para jornalistas. Um recurso que se destaca é a possibilidade de transcrição na plataforma. Arquivos de áudio se transformam em texto, entretanto não é possível editá-los pela ferramenta.

Além disso, o site permite que o usuário carregue arquivos para dentro da ferramenta e os organize para facilitar o acesso do material.

Para acessar, basta ter uma conta Google.

5- Jamboard

Como é possível ver no pequeno vídeo acima, o Jarmboard, também da Google, permite a criação de uma mapa mental num tela em branco.

Não somente para o roteiro, o Jarmboard vai te ajudar muito no processo criativo que o antecede. Com o auxílio de post its virtuais, é possível organizar as ideias do seu roteiro, criando uma cronologia ou linha de racioncínio de acordo com o seu conteúdo.

Roteiro de podcast

Neste post, nós listamos 5 ótimas ferramentas para você mesmo roteirizar os episódios do seu podcast. Mas por que ter um roteiro é importante?

Basicamente, porque você precisa de um guia para duas situações: a primeira delas é durante a gravação em si e, consequentemente, a segunda é o momento de escuta por parte do ouvinte.

O roteiro vai servir como uma linha de raciocínio para que você não fuja do tema principal do episódio, para que você lembre de todos os pontos que gostaria de abordar e também para garantir que seu ouvinte se sinta situado no conteúdo que ele está consumindo.

Certamente, as ferramentas acima vão te dar todo um suporte nesse processo, além de tornar essa tarefa mais leve e até, quem sabe, divertida. Mas, se ainda assim você não se sente confortável com a criação de roteiros, conte com a gente.

E aí, o que achou dessas ferramentas? Conta pra gente nos comentários qual ferramenta você usa para roteirizar seu podcast!

Mande uma mensagem pra gente caso tenha alguma dúvida! 😁


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.