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O plano de negócios não é a parte mais excitante de iniciar um podcast, mas é uma das mais importantes. Prepare-se para o sucesso reservando um tempo para pensar um pouco em seu marketing e criar um roteiro para o seu futuro.

Por que o plano de negócios é relevante para o podcast?

Muitos podcasts começam sem um plano de negócios, então por que não fazer o mesmo? Por que não simplesmente começar e ver aonde o podcast o leva? A resposta é simples. O podcasting é como qualquer outro empreendimento comercial que você realiza, pois leva tempo, dinheiro e recursos. Ao planejar corretamente suas ações, a jornada se torna mais significativa, cheia de objetivos, metas e marcos. 

De modo geral, os planos de negócios te ajudam em três coisas:

1. Entender melhor o que você está fazendo

Criar um plano de negócios de podcast antes de começar pode ajudá-lo a entender melhor o que está fazendo antes de se aprofundar muito nele. O podcasting é muito mais do que simplesmente postar o primeiro episódio . 

Reservar um tempo para planejar antes de começar a gravar ajuda você a pensar além dos números do ouvinte , descrição dos episódios e equipamentos. Te dá a chance de compreender para quem você planeja fazer seu podcast, onde você vai se encaixar e como você planeja crescer.

2. Aumentar suas chances de sucesso

O sucesso no podcasting varia de acordo com seus objetivos finais, o que torna o planejamento muito mais importante. Você precisa identificar o que significa sucesso para você e como você vai chegar lá.

Começar algo novo é um desafio, mas é certo que um plano torna isso significativamente mais fácil. Dá a você um lugar para ir e fornece um roteiro para chegar lá. Haverá dias em que você realmente vai precisar disso, acredite.

3. Obter financiamento (se necessário)

Vou começar dizendo que nem todo podcaster busca financiamento externo. Mas, com o surgimento do podcasting como função comercial e do modelo podcast-as-a-business, o financiamento externo está se tornando mais popular. Financiar significa que você precisa de financiadores – seja por meio de uma instituição financeira ou de investidores privados. 

Quando os financiadores decidem se querem ou não apoiá-lo, eles olham para o seu plano de negócios para medir a probabilidade de sucesso. Eles querem saber como você vai gastar o dinheiro e recuperá-lo. Se você estiver criando um podcast para uma grande organização, a criação de um plano de negócios pode ajudar a garantir a adesão de seus governantes corporativos. 

Como escrever um plano de negócios de podcast

Chegamos na parte boa! Escrever um plano de negócios de podcast é mais fácil do que você pensa, mas vai levar tempo e pesquisa. Porém, quanto mais você trabalhar nisso agora, mais fácil será criar, gerenciar e manter seu podcast no futuro, vai por mim!

Antes de começar, você precisa decidir quem verá seu plano quando ele estiver concluído. Em muitos casos, será somente você e possivelmente aqueles que estão te ajudando. Mas se você está procurando financiamento ou vai optar por um podcast corporativo, não pule a seção “extras para o setor corporativo”. Você vai precisar. 

Visão geral do podcast

A visão geral é exatamente o que parece. Abrange quem, o quê, onde, quando e por que do seu podcast. Você vai escrever:

  • Uma visão geral rápida do que é o seu programa e como ele é apresentado;
  • Quem são os hosters, produtores e outras pessoas envolvidas;
  • A missão, os valores e os objetivos do podcast.

Esta visão geral não precisa entrar em detalhes. Você simplesmente deseja que o leitor tenha uma ideia rápida do podcast antes de se aprofundar no plano.

Visão geral do espaço de podcasting

Você vai se aprofundar na pesquisa e descobrir mais sobre seu nicho de podcasting . Seu grande objetivo será responder às seguintes perguntas:

  • Quem são os melhores podcasters em seu nicho? Por quê? Onde eles encontram público?
  • Quem é sua inspiração para podcasting? Como você pretende ser?
  • Onde você se encaixa no seu nicho?

Público-alvo

Aqui você vai criar um público-alvo para o seu podcast. Ele deve ser bem completo, não basta escrever homens e mulheres entre 18 e 40 anos – você vai ter que descobrir o que seu público gosta, o que os atrai para um podcast e o que os incentiva a se envolver. Você não pode aumentar seu público se não souber quem ele é. Nesta parte do seu plano de negócios de podcast é realmente onde vai começar o seu crescimento. 

Despesas

Você pode criar um podcast comsem investir nada. Mas só porque você pode, não significa que você deva. Eventualmente, seu podcast vai te custar dinheiro e é aqui que você descobre o quanto.

Alguns dos itens de linha incluídos em um orçamento de podcast são:

Construir um orçamento ajudará a colocar os custos de podcasting em perspectiva e decidir se você precisa ou não adicionar a monetização à sua lista de “tarefas”.

Pessoal

A seção de pessoal descreve quem faz o quê para o podcast. Você vai identificar as seguintes funções e responsabilidades:

  • Produtor
  • Host
  • Editor
  • Marketing
  • Gerente de Operações

E qualquer outra coisa que seu podcast possa precisar. 

É possível que uma ou duas pessoas possam preencher todas essas funções no início, mas se você planeja expandir seu pessoal mais tarde, este é um ótimo lugar para começar a pensar sobre como isso acontecerá.

Plano de Marketing e Crescimento

Esteja você fazendo um podcast por dinheiro ou diversão, você vai querer que seu podcast cresça. É aí que entra o seu plano de marketing. Você deve delinear quais atividades realizará regularmente e onde encontrará seu público.

Certifique-se de estabelecer todos os canais diferentes que você usará (por exemplo um site, blog e contas de mídia social relacionadas ao podcast), com que frequência você utilizará os canais e a aparência geral da marca. Especifique também se haverá publicidade paga.

Monetização e produtos

Com seu orçamento criado, pode ficar claro que fazer pelo menos um pouco de monetização será do seu interesse. Alguns canais de monetização populares para podcasts incluem:

  • Marketing afiliado
  • Patrocínio, anúncios e parcerias
  • Mercadoria
  • Vendas de produtos digitais
  • Vendas de produtos físicos

Descreva que tipo de monetização você fará em seu plano de negócios de podcast, coloque algumas ideias quando estiver planejando e decida como você fará isso acontecer.  

Extras de plano de negócios de podcast para o setor corporativo

Como prometido, aqui está a seção do que não pode faltar no seu plano de negócios para o setor coorporativo. As seções a seguir são especificamente para aqueles que buscam financiamento ou tentam atrair um público corporativo interno. Se você está simplesmente fazendo o plano para si mesmo, pode pular essa parte.

Análise da Indústria e Mercado

Faça uma pesquisa sólida sobre a indústria de podcasting e o mercado como um todo, e dessa forma, você pode mostrar o que a empresa pode ganhar com isso. Certifique-se de expor os diferentes podcasts que são lançados por grandes empresas semelhantes e exibir como eles ajudam suas marcas a crescer, conquistar novos clientes e qualquer outra coisa que ajude a dar crédito a você. 

Requisitos de financiamento

Ao solicitar o financiamento, você precisa fazer sua solicitação específica. Diga a seus financiadores quanto dinheiro você precisará e por quanto tempo. Você deve definir claramente como esse dinheiro será usado e quanto tempo levará para devolvê-lo. 

Organização, Gestão e Aprovações

Enquanto você falou sobre gerenciamento na seção de pessoal, aqui você vai descrever como o podcast se encaixa na empresa. Quem está supervisionando suas atividades, que tipo de aprovação e supervisão eles têm e o que você vai precisar de outros membros da organização.

Sumário executivo

O sumário executivo de qualquer plano de negócios apresenta todo o plano em uma página. Ele resume tudo o que um leitor interpretará nas páginas subsequentes para que saiba no que está se envolvendo.

Se você está enviando este plano para um financiador ou uma organização, você precisa desta seção. Se for só para você, pule. O resumo executivo deve ser a última coisa a ser escrita, mas será exibido na primeira página do plano de negócios.

Reunindo Seu Plano de Negócios de Podcast

Criar um plano de negócios de podcast parece uma tarefa monstruosa que suga a diversão toda. Mas, por experiência pessoal, posso dizer que isso realmente dá vida ao seu projeto e te dá o impulso de confiança que você pode estar esperando.

Este plano não precisa ser complexo. Use uma linguagem simples e não complique demais – você está criando um podcast, não lançando um foguete para Marte. Mais importante ainda, reserve um tempo para se divertir com isso.

Se precisar de uma ajuda mais personalizada com seu plano de negócios de podcast – ou qualquer outro aspecto do podcasting – dê uma olhadinha no nosso blog. Lá, você terá acesso aos nossos artigos sobre as mais diversas dúvidas do mundo do podcast.

Gostou da leitura? Deixe um comentário! 🙂

E se você quer começar seu podcast mas não faz a menor ideia de como, não perca a chance de adquirir nosso livro:

LIVRO PODCAST DESCOMPLICADO
Esse artigo foi traduzido e adaptado pelo Bicho de Goiaba - via The Podcast Host.

2 Comments

João Camilo · maio 24, 2021 at 4:48 pm

Boa tarde, Renato! Primeiramente, gostaria de te parabenizar pelo belíssimo e competente trabalho realizado pela Bicho de Goiaba. Estou interessado em adentrar no mercado de podcasts, voltado à produção corporativa, e gostaria de tirar uma dúvida (se possível). Comprei e li seu livro esta semana, parabéns mais uma vez pelo conteúdo abordado (abrangente e direto ao ponto). Nele, você cita e recomenda o kit de gravação utilizado pelo BDG – no caso, Gravador Zoom H6 e Microfones AKG P3S. Gostaria então de saber se, para início de trabalho, este kit de gravação já seria suficiente. Em tempo: pretendo usar o SquadCast para gravações remotas, o Spreaker para hospedagem e o Reaper para edição. Ficarei imensamente agradecido por um retorno seu. Obrigado demais e parabéns pelo seu trabalho!

    Renato Bontempo · maio 25, 2021 at 12:45 am

    Olá João,

    Muito obrigado pelos elogios e pela compra do livro e desejo sorte com o seu projeto. Sobre sua pergunta, esse kit não é somente para o início, aqui no BDG só usamos ele e não estamos pensando em trocar, são equipamentos muito bons. Você pode conectar o ZOOM H6 no seu computador e usa-lo como um placa de som externa e assim ter um mic profissional (P3S) quando for usar o Squadcast.

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