fbpx

Blogs e podcasts são ferramentas incríveis para entrar em contato com seu público e compreender melhor seu funil de vendas. Afinal, 78% dos brasileiros ouviram podcasts em 2021. Enquanto 70 milhões de novos posts são publicados todos os meses no WordPress, com 77 milhões de comentários adicionados por mês. Como decidir entre eles, então?

Tanto blogs quanto podcast estabelecem vínculos com seus clientes, validam sua expertise, demonstram autoridade, aprofundam a lealdade da marca e facilitam no processo de capturar pesquisas e gerar leads. Mas cada um ao seu modo apresenta benefícios e desvantagens, por isso, você precisa refletir sobre qual deles oferece ao seu negócio o que você precisa agora.

Vamos te ajudar nesse processo. Por isso, separamos as vantagens e desvantagens de cada plataforma.

Benefícios do podcast 

  1. Os podcasts são adaptáveis e facilitam a conexão

O meio de comunicação é conhecido justamente por seu caráter espontâneo de produzir, ao dar uma voz a sua empresa seu público passa a ouvi-lo mais do que apenas como indústria, mas também como um grupo de profissionais. Afinal, 53% dos ouvintes de podcast já o utilizam para buscar mais informações de um jeito que os interessa mais, segundo dados da pesquisa da IAB- Brasil. 

  1. Os podcasts atingem o público mais jovem

Cerca de 35% do público ouvinte de podcast possui de 35 a 54 anos, seguido em 31% pelos consumidores de 25 a 34 anos, conscientizar a marca entre os millennials e Gen Z pode ser uma ótima oportunidade para expandir seu crescimento. 

  1. Os ouvintes de podcast estão em constante expansão  

A quantidade de pessoas que ouviram um podcast ao menos uma vez aumentou em 20 milhões entre 2018 e 2019 nos EUA. Os números não são diferentes no Brasil, em 2021, 76% dos brasileiros ouviram podcast, ao passo que em 2019, essa proporção era de 40%. 

  1. Os podcast aumentam as oportunidades de atingir seu público  

Diferentemente dos blogs, os podcasts são rotineiramente consumidos enquanto seus ouvintes realizam outras atividades, então, é muito mais simples atingir diversos públicos e garantir sua fidelização. Afinal, ler um post requer parar um tempo da sua rotina, pelo outro lado escutar um podcast pode ser uma atividade diária a caminho do trabalho, enquanto limpa sua casa, organiza o jantar, malha ou as infinidades de tarefas rotineiras. 

Os contras do podcasting 

  1. A tecnologia pode ser intimidante 

No começo produzir seu podcast pode ser intimidante, afinal, a tecnologia necessária para gravar, editar e publicar seus áudios é recente . 

  1. Os podcasts levam tempo

Mais do que seu tempo de produção, podcasts levam tempo para conquistarem comunidades de seguidores. É preciso pensar em tópicos, alcançar os convidados certos e cativar seus consumidores. 

  1. As chamadas para ação não imediatas

Diferentemente dos textos com hiperlinks direcionando seu consumidor ao ato final de entrar em contato com sua empresa, as plataformas de hospedagem no Brasil ainda não oferecem um botão com o Call to Action ligados diretamente aos seus episódios. Entretanto, espera-se que essa novidade chegue em breve ao país. 

Benefícios do blog 

  1. Os blogs suportam a otimização do mecanismo de busca (SEO)

Direcionar o tráfego pago dos blogs pode ser um fator favorável, afinal, é possível ao utilizar postagens com palavras autoritárias e úteis determinar qual público tem mais probabilidade de consumir seu texto. 

  1. Blogs proporcionam leads

Segundo o Hubspot, empresas que blogam ganham 67% mais lead em média do que as que não blogam. A pesquisa realizada compara companhias que possuem a plataforma e a utilizam com indústrias que não possuem.  

As desvantagens do Blogging

  1. Os blogs enfrentam alta concorrência 

Mais do que escrever um texto com as palavras chaves mais utilizadas no seu nicho, é preciso conquistar espaço como autoridade no mercado. Afinal, o grande número de blogs também representa uma ampla concorrência a ser disputada. 

  1. Os blogs devem oferecer alta qualidade

É preciso oferecer um retorno acima do comum aos seus leitores, mais do que chamar sua atenção é preciso com dados estáticos mostrar seu valor para que seu blog torne-se um espaço de qualidade e de construção de conhecimento.

  1. Blogs exigem uma equipe preparada

Produzir para a internet pode ser mais complicado do que se imagina, ao pensar em um blog é preciso que seu grupo criativo esteja pronto para desenvolver estratégias de conteúdo, escrever, editar e revisar, engajando seu público efetivamente. 

Blogs e podcasts aumentam seu alcance e alimentam bons relacionamentos com os clientes. A escolha estratégica pode parecer complicada, assim, é importante avaliar sua equipe, as necessidades imediatas da sua empresa, seus clientes, explorar ferramentas e plataformas, além, claro, de avaliar a concorrência.

Ainda não sabe qual dos dois pode ser o melhor investimento para sua companhia? Entre em contato conosco, estamos prontos pra te ajudar nesse processo!


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.