fbpx

Como iniciar um podcast sem audiência é uma das principais dúvidas de quem está começando um podcasts, mas é a mais simples de responder. Eu diria “apenas faça!”, mas soaria clichê e sei que não é isso que você está buscando neste post.

Apesar da resposta acima ser completamente aceitável, ela não basta por si só. Hoje existem muitos podcasts magníficos que saíram do papel e depois de nadarem muito (produção, roteiro, gravação, edição, etc.), morreram na praia.

Vemos muita energia sendo gasta na produção de podcasts, não de maneira errada, mas de maneira não priorizada. Se está confuso, calma que vou te explicar o que quero dizer.

Sabe aquela pessoa (que pode até ser você), que espera o projeto ficar perfeito, o conteúdo estar impecável, a gravação tem que estar intacta e a edição completamente refinada, para então lançar um podcast? Então, não tiro o seu mérito de tudo isso, mas talvez você precise priorizar algumas coisas no primeiro momento, como é o caso de conquistar sua audiência.

Obviamente você pode manter tudo como está, mas eu apenas não gosto da ideia de deixar um conteúdo tão bom morrer alguns dias, ou horas, depois.

Confira 3 dicas para conquistar sua audiência no começo:

A primeira coisa que eu recomendaria – e talvez você já até faça isso – é indicar seu podcast para familiares e amigos. Mas se atente para não apenas indicar, venda o seu conteúdo. Mostre e prove qual o motivo que os faria dedicar tempo para ele.

Feito isso, vá para suas redes sociais. Não importa se o seu podcast ainda não tenha rede social própria – o que eu recomendo fortemente que você faça. Use suas redes pessoais, mostre e venda seu projeto por lá. Ainda é possível que as pessoas compartilhem seus posts e isso chegue para ainda mais gente.

Por último, você precisa ampliar a oferta do seu podcast. Se você ainda não tem uma audiência, qualquer público é super bem-vindo – claro que se for seu público-alvo melhor ainda. Mas aqui a sugestão é que você ofereça seu conteúdo em todas as principais plataformas de áudio.

Não coloque apenas em uma delas acreditando que sua audiência vai se concentrar lá. Primeiro crie uma audiência e depois defina – se você fizer questão – onde ela vai estar.

Você também pode curtir nosso conteúdo sobre como promover seu podcast, ou aproveitar esse pack de templates para divugar seu conteúdo.

Confira esse conteúdo da íntegra no We Edit.


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.