fbpx

Sabemos que muitos produtores não têm – ainda – um editor profissional na equipe ou não consegue arcar – por enquanto – com as despesas do serviço de edição.

Pensando nisso, viemos te mostrar quatro erros que, mesmo que na melhor das intenções de otimização, acabam sendo cometidos e podem ser um transtorno durante o processo de edição de um episódio.

Aliás, erro é uma palavra forte. Eu diria que são deslizes completamente evitáveis a partir do momento que alguém te atenta para eles. Vamos lá?

1- Sair cortando tudo

Calma, não é tudo, ao pé da letra. Mas cortando tudo logo de cara, sabe?

Quando você tem uma trilha gravada e não escuta ela na íntegra antes de iniciar a edição, isso pode dar problemas lá na frente.

Se começar a cortar partes “sem sentido” logo de cara, pode ser que acabe jogando fora detalhes que farão sentido em outro momento do áudio.

2- Velocidade 2.0

Seguindo o tópico anterior, não pense que acelerar o conteúdo vai facilitar o trabalho. Entendo totalmente que vivemos num mundo super agitado e não temos tempo a perder.

Justamente por isso, evite o retrabalho. Escute o episódio na velocidade normal para que você sinta como o conteúdo está fluindo.

Assim, poderá notar pausas, necessárias ou não, o ritmo e toda a dinâmica do episódio.

3- Finalizado, só que não

Nada de acabar a edição e dar o episódio como finalizado. Nada disso.

Muitas pessoas acham que tiveram total controle sobre o processo da edição e não tomam o cuidado de checar o conteúdo na íntegra. Isso, sim, eu diria que é um erro (mas que a partir de agora é evitável, rs 😉).

Detalhes podem passar despercebidos ao longo da edição, atalhos podem ter interferido no conteúdo sem que você percebesse. Então, essa revisão é fundamental.

A dica anterior é super válida aqui nesse tópico!

4- Salvar, salvar e salvar mais uma vez

Bom, aqui o título praticamente diz tudo. Só quem já perdeu um projeto completo, quase finalizado, sabe como dói 💔

Descubra o atalho que salva o projeto no seu programa de edição e não tenhha medo de usá-lo. Torne parte de você. Não espere “só finalizar essa parte”.

Lembre-se, toda hora é uma boa hora para salvar uma nova alteração que fizer na sua edição!

Sendo assim...

Agora já sabe o que não fazer durante a edição do seu podcast.

Novamente: entendo a correria que leva alguns a acelerar a velocidade para ganhar tempo. Mas, meu amigo e minha amiga, isso pode te enrolar ainda mais. Então fica ligado!

Espero que tenham curtido esse conteúdo. Qualquer coisa é só mandar uma mensagem pra gente! 🤍

Já conhece o Castnews?

Castnews é a maior plataforma de notícias destinadas aos podcasters brasileiros e todos aqueles que se interessam pelo tema.

Também tem uma newsletter com mais de 30 mil assinantes, que reúne as principais novidades do mundo dos podcasts. Acesse e saiba mais!


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.