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Essa é uma das perguntas mais frequentes no meio do podcasting. Como posso aumentar meu público?

Todos nós amamos a ideia de alcançar mais pessoas com nossos podcasts. Há uma satisfação real em ver um aumento constante no número de downloads quando você verifica suas estatísticas. Mas é importante definir algumas expectativas. Muitas pessoas começam um podcast e desistem alguns meses depois porque ficam desapontadas com os números de download e o envolvimento do público.

Quantos downloads devo obter?

Não há uma resposta única para isso, depende de muitos fatores diferentes. O maior fator é o seu assunto e nicho.

Seria injusto dizer que um podcast de perda de peso com 2.000 downloads por episódio está se saindo melhor do que um podcast sobre a apreciação dos tamanduás-bandeira no zoológico do Rio de Janeiro, que obtém 12 downloads por episódio.

O envolvimento do público é mais importante do que números e pode te contar melhor como você está indo. Isso não quer dizer que os números de download não sejam importantes, mas é fácil ficar desanimado quando você ouve sobre alguns dos melhores podcasts obtendo 50.000 downloads por episódio. Comparar seus próprios números com o dos maiores podcasts do mundo não vai adiantar nada. Vamos colocar as coisas em perspectiva.

Rob Walch, da Libsyn, fornece análises regulares das estatísticas de podcast no programa oficial da empresa – The Feed . Em maio de 2020, no episódio 167 do show, ele revelou seus últimos números, baseados no número de downloads no período de 30 dias após o lançamento de um novo episódio.

Se o seu novo episódio obtiver, dentro de 30 dias de seu lançamento:

  • mais de 125 downloads, você está entre os 50% dos podcasts mais ouvidos.
  • mais de 1000 downloads, você está entre os 20% dos podcasts mais ouvidos.
  • mais de 3.000 downloads, você está entre os 10% dos podcasts mais ouvidos.
  • mais de 7.100 downloads, você está entre os 5% dos podcasts mais ouvidos.
  • mais de 18.000 downloads, você está entre os 2% dos podcasts mais ouvidos.
  • mais de 32.000 downloads, você está no top 1% dos podcasts mais ouvidos.

Você pode usar esses dados como um guia, mas não se preocupe com eles. Como eu disse antes, é tudo sobre seu assunto e seu público. Se você tem 30 ouvintes assíduos, sua prioridade em primeiro lugar, deve ser criar o melhor conteúdo possível para eles, em vez de gastar toda a sua energia se preocupando com as pessoas que não estão ouvindo.

Isso em si é uma estratégia de promoção. Essas 30 pessoas vão adorar o seu programa tanto que vão querer compartilhá-lo e recomendá-lo em todas as oportunidades. Eles farão efetivamente uma boa publicidade para você.

Sucesso da noite para o dia – quanto tempo vai demorar?

Ao pesquisarmos os grandes nomes dos podcasts no Brasil, não é difícil reconhecer os que aparecem nas listas. NerdCast e Mamilos, por exemplo, conseguiram chegar a um grande público que aprecia seu conteúdo. Mas é sempre importante lembrar que houve uma época em que eles não tinham público. O erro está em colocar em nossas cabeças que eles viraram um sucesso instantâneo, e ignorar o fato de que trabalharam duro para isso.

Acho que Seth Godin, autor de livros sobre negócios e palestrante estadunidense, resume bem o rótulo de sucesso da noite para o dia neste pequeno vídeo:

Uma das coisas que vemos quando olhamos para o trabalho de pessoas que colocaram grandes ideias no mundo, que construíram plataformas online, é que elas chegaram lá sendo pacientemente impacientes.

Se você olhar os blogs que lê, ou as pessoas que você respeita na internet, ou as organizações com as quais deseja trabalhar, o mito do sucesso da noite para o dia é apenas isso – um mito.

Aumentando seu público de podcast

A realidade é que você muito provavelmente não verá grandes números nos primeiros dias. Mas a boa notícia é que ainda há muito que você possa fazer para aumentar suas chances de conseguir novos assinantes. Existem muitas maneiras diferentes de colocar as condições a seu favor para aumentar a audiência de seu podcast. Veja algumas dicas de como promover o seu podcast aqui.

Ao criar conteúdos, volte a pensar no básico. Se pergunte:

  • Para quem é o seu podcast?
  • O que você tem a oferecer a eles?
  • Que dores ou necessidades você está tentando resolver?

Nas palavras do guru da publicidade Bill Bernbach, “Nada faz um produto ruim falhar mais rápido do que um bom marketing”. Portanto, precisamos ter certeza de que estamos no caminho certo antes de prosseguirmos com a promoção.

Como está o número de downloads do seu podcast? Tem alguma dúvida ou um caso legal para contar? Deixe aqui nos comentários. 🙂

Esse artigo foi traduzido e adaptado pelo Bicho de Goiaba - via The Podcast Host.
LIVRO PODCAST DESCOMPLICADO

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