fbpx

Sempre que começamos um projeto novo, seja de podcast ou qualquer outra coisa, é muito importante que estejamos familiarizados com os termos que vamos encotrar pela frente.

Isso vai te poupar tempo, além de te fazer entender melhor qual a dinâmica desse novo universo que estará prestes a entrar. Por isso, hoje listamos 20 termos que você verá frequentemente no podcasting.

Aliás, o que é podcasting? Aproveite para descobrir esses e outros nomes no conteúdo abaixo.

Confira 20 termos frequentes sobre podcast:

Podcast – Programas de áudio disponíveis sob demanda, podendo ser consumido onde e quando o ouvinte quiser.

Podcaster – Quem produz podcast.

Podcasting – A atividade de produzir um podcast.

Host – Anfitrião/apresentador do podcast;

Feed RSS – Recurso para divulgar informações de maneira sempre atualizada aos agregadores.

Hospedagem – Lugar na web onde você carrega seus episódios de podcast. Após o carregamento, a plataforma gera o feed RSS.

VEJA AQUI QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS PLATAFORMAS E HOSPEDAGEM

Agregadores – Aplicativos e/ou sites transmitem arquivos de áudio. Eles permitem que o usuário consiga acessar, ouvir e baixar podcasts.

Videocast – É quando há, além do áudio, a gravação em vídeo do episódio.

Show notes – Anotações, artigos ou mesmo a descrição relacionada ao conteúdo que é abordado no episódio do podcast.

Trilha – (ou trilha sonora) é a música que vai compor o episódio de um podcast.

Audiograma – Um vídeo, quase que estático, onde ondas sonoras representam o áudio que ele emite junto com uma possível transcrição do que está sendo falado.

Saiba aqui como usar audiogramas para aumentar o engajamento nas redes!

Streaming – Processo onde uma mídia é constantemente recebida e apresentada a um usuário final enquanto é fornecida por um provedor pela Internet.

iPod – Reprodutores de mídia portáteis produzidos pela Apple que deu nome, junto com o termo broadcast, ao podcast (Pod: Personal On demand).

Capa de podcast – É a imagem onde estará a identidade do seu podcast nos agregadores. É como ele aparecerá para os ouvintes. (confira dicas para criar a sua)

Anúncio dinâmico – anúncios inseridos no momento do download, não necessariamente no momento do consumo.

Call to action – São palavras utilizadas para orientar o usuário a realizar uma ação, como “saiba mais” e “acesse agora”. O principal objetivo é avançar em um processo de conversão.

iTunes – Reprodutor de áudio, desenvolvido pela Apple, para reproduzir e organizar música digital, arquivos de vídeo e para a compra de arquivos de mídia digital. No passado esse software também reproduzia podcasts.

Storytelling – Atividade que consiste em transmitir/narrar histórias na forma de palavras, imagens e sons.

Talk shows – É um gênero de programa televisivo ou radialístico, em que uma pessoa ou um grupo de pessoas se junta e discute vários tópicos que são sugeridos e moderados por um ou mais presentadores.

Setup – Configuração, instalação, organização, disposição ou regulagem.

Espero muito que você tenha gostado desse post e que possa ter aprendido algo novo hoje. Qualquer dúvida é só entrar em contato com a gente.

Conheça o Castnews, portal de notícias para podcasters, atualizado diariamente com as principais novidades sobre podcasts.

Categories: Podcasting

0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.