10 dicas para fidelizar clientes.

Fidelizaçao

Continuando com nossas “diquinas de verão”, encontrei um pesquisa feita ela Peppers & Rogers, referência mundial quando o assunto é relacionamento, que fez uma pesquisa com quase 2 mil consumidores para entender os atributos que eles mais valorizam. O resultado dessa pesquisa foram 10 dicas para fidelizar os clientes. O Estudo é voltado para o setor financeiro, mas os atributos pesquisados servem para qualquer negócio.

  1. Personalizar o programa de fidelidade
    Os participantes da pesquisa concordam que benefícios/recompensas feitos “sob medida” (65 por cento) e comunicações/ofertas (59 por cento) que atendem às suas necessidades específicas são fatores que contam na hora de escolher um programa de fidelidade.
  2. Os clientes sabem que eles podem escolher
    55 por cento concorda que ao comparar os serviços da sua instituição financeira com os de outras instituições, eles podem escolher entre várias boas empresas.
  3. A satisfação do cliente não é um grande diferencial
    33 por cento concorda que há outras instituições financeiras com as quais eles estão igualmente ou mais satisfeitos, ao compararem os serviços com os da sua instituição.
  4. Os funcionários causam impacto na aquisição de clientes
    Ter uma equipe amigável (73 por cento) e profissional (75 por cento) é um fator competitivo para conquistar clientes no setor financeiro.
  5. A cortesia não está “fora de moda”
    16 por cento diz que a cortesia da equipe de atendimento é o fator mais importante na interação com a sua instituição financeira – mais importante, até mesmo, que o tempo gasto para ser atendido (15 por cento).
  6. A ética é importante para os clientes
    43 por cento concorda que o fato de uma instituição financeira ter o mesmo tipo de valores morais do cliente pode ser decisivo na conquista de clientes.
  7. Os clientes estão migrando para a web
    23 por cento relatou ter telefonado para sua instituição financeira para fazer perguntas, nos últimos três meses, mas aproximadamente o dobro (45 por cento) tem utilizado o web site da instituição para fazer transações.
  8. Os canais eletrônicos são preferidos por muitos clientes
    O e-mail e a Internet são preferidos ao contato face-a-face na hora de obter informações (39 versus 25 por cento) e ao acessar serviços ao cliente (44 versus 31 por cento).
  9. O e-mail é bem-vindo
    51 por cento diz que aceitaria receber e-mails da sua instituição financeira, caso fossem consultados.
  10. A força do relacionamento (Relationship Strength) se mantém constante nos segmentos de clientes
    Tanto para os clientes que se classificaram como “financeiramente confortáveis”, quanto para os com “orçamento restrito” ou “endividados”, a média da força do relacionamento com a sua instituição financeira é praticamente a mesma (Relationship Strength = 5.22, 5.31 e 5.20).

Chupado do mundodomarketing.

11
jun 2007
POSTED BY
DISCUSSION 2 Comments
TAGS

2 Responses to : 10 dicas para fidelizar clientes.

  1. sonia abreu says:

    Achei bastante interessante o resultado dessa pesquisa, até porque os mercadólogos ignoram ações simples e objetivas, como emails, um muito obrigado.. para colocar sempre a satisfação do cliente em primeiro lugar. Na verdade, satisfazer o cliente nem deve ser diferencial, deve ser norma, algo sério e constante que a empresa deve ter e fazer sempre. Os resultados mostram que devemos observar e ouvir os nossos clientes, antes de projetarmos ações e estratégias caras e mirabolantes que de longe irão verdadeiramente atingí-los.

  2. Kelsen Santos says:

    Potencial criativo que gere resultados realmente é premissa básica! Não importa se seu trabalho é impecável se quem se relaciona diretamente com o cliente (atendimento) não passa segurança, conhecimento (teórico e prático), e se ele é passivo na relação cliente X agência. (e não estou falando apenas de gerar demanda, mas sim de relacionamento puro e simples.)
    Percebo que o que os clientes querem de uma forma bem generalista é ter uma “baba de luxo”. (Só essa frase daria um livro!)
    Eles precisam da mesma atenção e cuidados que temos com as crianças, a brutal diferença é que nesse caso eles é quem te colocam de “castigo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>