Archive for October, 2008

  • O melhor das Minas Gerais vira série na TV

    0

    Para iniciar a campanha de fim de ano, a Rede Integração e TV Panorama, afiliadas Rede Globo, lançaram um concurso cultural pra descobrir as peculiaridades das Minas Gerais nas reuniões do Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Centro Oeste Mineiro e Alto Paranaíba. O concurso tem 2 fases, a primeira é uma coleta de sugestões no site Megaminas.com. Internautas do mundo todo podem dizer o que consideram o melhor de Minas Gerais, pode ser qualquer coisa, um prato especial, o calor de uma cidade, a igrejinha da praça, o cheiro de uma mata ou até mesmo a casa da Vó da gente. Pode tudo. A idéia é dar destaque para peculiaridades do estado ainda desconhecidas pelo grande público. Após a fase das sugestões do público vem a eleição através de formulário fechado, onde as 3 melhores sugestões de cada uma das quatro regiões vão para votação popular. As mais votadas de cada região serão transformadas em uma série de reportagens especiais do MGTV e serão exibidas em toda a rede de tv, que atinge 5 milhões de pessoas.

    Portanto, vamos às sugestões. Pra votar é simples, clique aqui.

    Imagem de Amostra do You Tube
  • Será que vende?

    5

    Como o Renato bem disse, o Bicho de Goiaba não é referência de atualidade. Então, aqui e aqui estão dois anúncios de revista que apareceram no CCSP há longínquas semanas, mas que valem a pena. Eles são da Lew Lara/TBWA para a Swift, marca de alimentos semi-prontos, e rendem uma boa discussão sobre conceito, valorização do produto e sobre “Meu Deus! Como o atendimento conseguiu aprovar isso?”

    Fazer com que os pratos formem o balão de pensamento é legal e entrega super bem a idéia do “Pensou, tá pronto”. Só que a comida caindo no ombro do povo… será? Pode até ser um complemento para a idéia de rapidez e mostra que a refeição virou realidade, não ficou só no pensamento. Mas já que é para ajudar a  vender os alimentos, creio eu que, ou eles aparecem super apetitosos, ou aparecem só no packshot ou não aparecem de jeito nenhum.

    Que chama a atenção, ninguém duvida, só não me parece que a idéia de rapidez e praticidade consegue falar mais alto que a sensação de meleca e desperdício que a imagem traz. Será que um anúncio assim ajuda a abrir o apetite do consumidor e faz ele lembrar na marca na hora de comprar, lá no supermercado? Acho que não.

    Agora, se esses questionamentos foram feitos pelo cliente e o atendimento conseguiu fazer a campanha passar ilesa, ele é o cara.

    » Read the rest of the entry..

  • Nissan gangs

    0

    Roteiro simples, ousadia no conceito, trilha irada e computação gráfica que nos faz achar que tudo é possível. Assim é o filme da Nissan criado bela TBWA\G1 para vender seus SUVs. Nele os carros são colocados frente a frente em uma disputa de rap entre gangsters. O resultado final é envolvente e dá vontade de ver pelo menos umas 4x.

    Imagem de Amostra do You Tube
  • Qualquer coisa ou tanto faz?

    2

    - O que você quer beber?
    - Ah, qualquer coisa.
    - Qualquer coisa mesmo?
    - É, tanto faz.

    Você já ouviu isso antes, né? Eu também. Mas nunca pensei que de um diálogo assim transformaria uma empresa de mídia em fabricante de bebidas. É que de tanto ouvir esse lero-lero em festinhas e reuniões de amigos, Johnson Tan, diretor administrativo de uma empresa de Cingapura especializada em mídia para golf, resolveu mudar totalmente de ramo para vender refrigerantes e chás gelados com os nomes de Anything e Whatever, respectivamente.

    Anything está disponível nas versões cola, limão, cola com limão, maçã, fizz up e root beer. Já os chás Whatever, têm as opções limão, pêssego, jasmim, uva branca, maçã e crisântemo. Até aí, nada de mais. Acontece que as bebidas têm esse monte de sabores e só dois tipos de embalagens. Isso quer dizer que você nunca sabe exatamente o que vai beber quando pede um “Qualquer Coisa” ou um “Tanto Faz”. Legal, né?

    Em Cingapura todo mundo achou, tanto que foram vendidas mais de 3,5 milhões de latinhas de Anything e Whatever, só no primeiro mês após o lançamento, que aconteceu no ano passado. O fabricante confiava na idéia e apostava no êxito dos produtos, mas ficou espantado com o frenesi causado pelas latas-supresa e teve que suar a camisa para não deixar nenhuma prateleira vazia.

    O sucesso total e completo é conseqüência, não só de uma idéia original e bem executada, mas de bons investimentos em propaganda. Criada pela JWT Sydney, a campanha de lançamento contou com teasers em forma de site, impressos, spots para rádios e VTs veiculados nas principais cidades cingapurianas. Todas as peças enfatizavam a data do lançamento e instigavam a curiosidade do público. Em seguida, a revelação brincava com situações engraçadas envolvendo os nomes das bebidas e trazia os motes “Qualquer coisa para qualquer sede” e “Uma surpresa em cada lata”.

    O conceito do produto é ousado e, por isso, a comunicação não poderia ficar para trás. Em junho deste ano, surgiram nos mais conhecidos blogs publicitários mundiais, os novos layouts das máquinas que vendem Anything e Whatever. Nelas, a abertura por onde se tira a lata tem um papel de destaque em cenas chamativas, como a de uma garota grávida entre dois possíveis pais, a cartola de um mágico e a de um cidadão em posição comprometedora numa clínica médica.

    Como pouca gente fora de Cingapura sabe do que se trata, pipocaram comentários cheios de indignação e indagações sobre o que queriam dizer aquelas imagens nada convencionais acompanhadas da frase que pode ser traduzida como “Você nunca sabe o que vai sair daí”. Mas dentro do contexto, a ousadia caiu como uma luva. » Read the rest of the entry..

  • Código de barras diferente.

    3

    Olhem só! Achei isso no Sedentário. Código de barra geralmente dá muito trabalho para o diretor de arte, por quê em todo lugar que é colocado no layout, não fica bom. Então o jeito é mudar o código de barra, veja que soluções criativas. Clique aqui.

  • Caminhões.

    0

    Caminhões fazem parte da minha vida desde os meus 5 anos, meu pai é caminhoneiro e atualmente trabalho em um Atacado Distribuidor. Por isso, hoje, navegando no site do Ivan vi 3 anúncios feitos para os pequenos caminhões da Hyundai que me chamaram a atenção (agência Lowe de Istanbul). Veja aqui, aqui e ali.

    Depois de ver esses anúncios lembrei da agência AlmapBBDO que fez uma campanha maravilhosa para a linha de caminhões da Volkswagen que eu ainda não tinha postado aqui. A campanha CAMINHÕES SOB MEDIDA conquistou Leões de Prata em Cannes, em Press e Outdoor. Veja aqui, aqui, ali, e ali também.

    E ainda tem um comercial muito excelente! Veja abaixo.

    Imagem de Amostra do You Tube

    » Read the rest of the entry..

  • Do alto é mais divertido.

    0

    Sites de lançamento de carros são sempre criativos e cheios de “firulas” que as vezes ficam até chatos de navegar, mas dessa vez eu vi um que me chamou a tenção pela forma simples e bem humorada de apresentar o carro.

    O site do FOX da VW ficou bom demais! Eu nem gosto desse carro, mas o site me fez ver todo o conteúdo. Clique na foto.

    Dica do leitor Pedro Ivo.

Page 1 of 212»