O biscoito mais famoso do mundo.
Que Feijoada que nada. Quem conhece as praias e os congestionamentos do Rio de Janeiro sabe que o ícone da culinária carioca é o Biscoito Globo, (pronuncia-se Ssshhcoito Groboah). Sempre que eu venho passear pela cidade maravilhosa fico intrigada com a onipresença desse biscoito de polvilho que vende bem mais que água. Isso não só porque meu paladar naturalizado mineiro não capta muito bem o sal nem o doce das duas únicas versões da iguaria, mas também porque me disseram que, desde que o mundo é mundo, o biscoito tem a mesma embalagem, jamais anunciou oficialmente e tem só uma fábrica.
O fato é que eu nunca tinha procurado saber mais sobre esse produto que parece ter superado o Cristo e o Pão de Açúcar em estampas de camisetas, bolsas, e cangas por aqui. Agora, imaginem a minha surpresa ao descobrir que esse verdadeiro símbolo do Rio, esse garoto-carioca-suingue-sangue-bom é um legítimo paulista. Sim. O Biscoito Globo é PAULISTA! A receita foi criada pelos irmãos Ponce, de São Paulo Capital, que passaram a vender os biscoitos no Rio em 1954 e que hoje devem estar trilhardários, com seu contingente de nem imagino quantos mil vendedores ambulantes autônomos.
A fama do ’ssshcoito’ é tão grande que ele tem 139mil citações no Google entre posts, teorias mirabolantes, trabalhos de faculdade e até um artigo de economia na Revista Época, além de 24 vídeos no YouTube.
Mas o que eu mais gostei no meu mergulho nesse mar de polvilho foi achar esse anúncio aqui, 1º lugar como Pérola do Desencanes.



14 de maio de 2008 as 11:14 am
hehehe…sou carioca, já fiz até trabalho de faculdade tendo o biscoito globo como cliente. E pior, por dica do professor, puxamos o briefing lá do desencannes…rsrs
quem quiser conferir o resultado desse trabalho, entra aí:
http://mhcportfolio.carbonmade.com
Beijos no bicho.
14 de maio de 2008 as 3:54 pm
Também tem esse anúncio da F/Nazca, para o festival de cinema do Rio, que brinca com a onipresença do Biscoito Globo:
http://vitorfreitas.files.wordpress.com/2008/05/21915.jpg
=)